Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

municipio

Exposição 'Um laço pela prevenção'

Cultura
Expo cpcj banner 2 1 1200 800
30 Abr a 23 Mai
Adicionar a calendário 2021-04-30 10:00:00 2021-05-23 18:00:00 Europe/Lisbon Exposição "Um laço pela prevenção" Mostra de Laços Azuis no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância Torre da Cadeia Velha

Mostra de Laços Azuis no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância

Em 1989, uma avó americana, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos.

Esta história, além de demonstrar como a preocupação de um único cidadão teve efeito no despertar de consciências do público em geral relativamente aos maus tratos contra as crianças, e à necessidade de prevenção e promoção dos seus direitos, rapidamente ganhou dimensão mundial, dando origem à Campanha Laço Azul.

Neste mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponte de Lima associa-se, mais uma vez, a esta Campanha, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com o objetivo de consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção dos maus tratos/abusos na infância e juventude, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência física ou verbal.

De entre as atividades desenvolvidas pela CPCJ de Ponte de Lima para este ano, destaca-se o desafio lançado às crianças sob a forma do concurso “O Laço Azul mais Criativo” para, em família, construir laços azuis e associar uma mensagem alusiva a esta temática.

“Um Laço pela Prevenção” é a mostra dos trabalhos realizados pelas crianças e famílias deste concelho que aderiram à nossa iniciativa e que, através dos seus laços azuis, contribuíram também para passar a mensagem de que PROTEGER UMA CRIANÇA COMPETE A TODOS.

Horário:

Segunda-feira a Domingo: 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30

Local:
Torre da Cadeia Velha
Preço:

Entrada gratuita.