Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Património e Tradição de Ponte de Lima – Exposição de Pintura na Torre da Cadeia

Turismo
16 a 28 Abr
Adicionar a calendário 2011-04-16 00:00:00 2011-04-28 00:00:00 Europe/Lisbon Património e Tradição de Ponte de Lima – Exposição de Pintura na Torre da Cadeia A Torre da Cadeia Velha apresenta de 16 a 28 de abril, uma exposição de pintura denominada “Património e Tradição de Ponte de Lima”. Evento
A Torre da Cadeia Velha apresenta de 16 a 28 de abril, uma exposição de pintura denominada “Património e Tradição de Ponte de Lima”.
Pintores de Portugal, ajoelhai!
Isto é um milagre, não é cor nem tinta!...
Mas não pinteis, pintores! Orai, rezai!
Uma beleza destas não se pinta!...
 
A Torre da Cadeia Velha apresenta de 16 a 28 de abril, uma exposição de pintura denominada “Património e Tradição de Ponte de Lima”.
 
Trata-se da 1ª exposição de pintura a óleo, da autoria de Ricardo Jorge Dantas Rodrigues, residente no Concelho e natural da Freguesia S. Julião, Valença.
 
Apaixonado por esta terra, decidiu retratar a sua vida e cultura nos seus quadros.
 
Apesar de nunca ter pintado, a inspiração surgiu-lhe em finais de 2009, quando passeava na marginal do rio Lima ao ler uma quadra de um poema do poeta Teófilo Carneiro. Decidiu que tinha que imortalizar algumas paisagens e acontecimentos da vila.
 
Os seus quadros retratam não só a beleza natural e monumental mas também toda a sua beleza cultural. Não pretende ser um pintor com obras realistas quase fotográficas.
 
Nesta primeira exposição apresenta obras de rápida interpretação, com cores fortes e expressivas.
 
Relativamente às telas, existe uma evolução de tela para tela onde as últimas se vão tornando mais impressionistas e se vão afastando cada vez mais dos quadros iniciais mais realistas. 
 
Tem vindo a aperfeiçoar a sua técnica de pintura, quer pela conjunção  de transparência e luminosidade, com a predominância de algumas cores, assim como da própria perceção do que o envolve enquanto pinta. É notório o gosto por explorar momentos de iluminação artificial ou natural.
 
Os temas que apresenta são variados, nunca fugindo à cultura subjacente em Ponte de Lima.
 

 

Voltar
 
- <