Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Cárcere, pelo Núcleo Vinícius Piedade & CIA.

Cultura
Carcere banner 1 1200 800
19 Out
Adicionar a calendário 2019-10-19 22:00:00 2019-10-19 22:00:00 Europe/Lisbon Cárcere, pelo Núcleo Vinícius Piedade & CIA. + Teatro Teatro Diogo Bernardes

+ Teatro

A 19 de outubro, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o espectáculo de teatro Cárcere, pelo Núcleo Vinícius Piedade & CIA. (S. Paulo, Brasil).

Ficha Técnica e Artística

Direcção, Iluminação e Interpretação: Vinícius Piedade
Texto: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade
Trilha Sonora Original: Manuel Lima
Figurino: Ana Maria Piedade
Fotos: Valmir de Lara
Duração: 70 minutos
Classificação: M/14

Sobre o Espectáculo

A peça Cárcere é uma reflexão sobre a liberdade através dos olhos de um pianista privado da sua liberdade e do seu piano. Depois de algum tempo a tentar viver da sua arte, imerso em dificuldades, acaba por aceitar o convite de um “amigo” para vender drogas. Ao ser detido, tenta negociar com a direcção da prisão a entrada de um piano para ensinar os outros presos a tocar. Os líderes de facções criminosas não acreditam na sua boa intenção e acabam por ameaçá-lo de morte.
A direcção da cadeia, numa tentativa precária de o proteger, coloca-o na Ala dos Seguros. O problema é quando se suspeita de que haverá uma rebelião na cadeia, em que quem é candidato natural a refém é justamente quem se encontra nessa ala. É neste momento em que surge o boato de que se iniciará uma rebelião que o pianista começa a escrever um diário. E é aqui que começa a peça.
Trata-se, então, da teatralização do diário escrito por esse preso na semana em que vive uma espécie de contagem regressiva. A proposta estética da peça percorre diferentes camadas e linguagens, incluindo o humor corrosivo de um homem em estado de sítio, que nos levam a uma reflexão sobre a liberdade e o que ela é para cada um.

Sinopse

Trata-se de uma semana na vida de um pianista que, estando encarcerado, privado da liberdade e do seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive num ritmo de contagem regressiva e as suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas num diário que ele inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, num domingo.

Sobre a Companhia

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA. é uma plataforma de criação artística dos espectáculos de Vinícius Piedade. Os espectáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais. A principal proposta dos espectáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada às partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças como co-autores da realização teatral. Na base dos projectos do Núcleo Vinícius Piedade & CIA. está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos, sem procurar ser destinada a um público especifico. Os espectáculos do Núcleo já foram apresentados em diversos países.

Horário:

22h00

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

4,00€

Informação adicional:

Os bilhetes (4,00€) serão disponibilizados a partir das 9h00 do próximo dia 25 de setembro (quarta-feira).

O número máximo de entradas a adquirir será de 4 bilhetes por pessoa, apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos, podendo ir até ao máximo de 6 bilhetes por pessoa no caso de espectadores que pretendam adquirir a totalidade de lugares de uma frisa ou camarote de 1.ª classe ou camarote de 2.ª classe, com esse número de lugares (6 lugares), conforme constar na planta de lugares publicitada na Bilheteira do Teatro Diogo Bernardes e no website municipal, também apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos (http://www.cm-pontedelima.pt/thumbs/uploads/writer_file/image/2230/MapaTDB_Final_1_1024_2500.jpg).

Relativamente aos pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos a partir da hora e data de disponibilização na bilheteira física, divulgada no mural oficial do facebook, nas mesmas condições acima indicadas e após serem satisfeitas as aquisições presenciais.

Maiores de 14 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.