Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho – AMFF

Cultura
21 Jul
Adicionar a calendário 2019-07-21 15:00:00 2019-07-21 15:00:00 Europe/Lisbon Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho – AMFF Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Avenida dos Plátanos

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho – AMFF / Academia de Música Fernandes Fão | João Daniel Pinho Ribeiro – Clarinete e Luís Duarte Dias Moreira – Trompa.

João Daniel Pinho Ribeiro – Clarinete

João Ribeiro nasceu a 13 de Janeiro de 1997 na Póvoa de Varzim e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá na classe do professor Domingos Castro. Actualmente frequenta o 3.º ano da Licenciatura em Música na Universidade do Minho, na classe do professor Vítor Matos.

Trabalhou ou participou em Masterclasses com os seguintes professores: François Benda, Tibor Reman, Chen Halevi, Jordi Pons, Fabio di Càsola, Mathias Schorn, Valentin Uryupin, Damien Bachmann, Spyros Mourikis, Dominique Vidal, Angelo Montanaro, Carlos Piçarra Alves e Luís Silva.

Participou em diversos concursos, entre eles, a 16.ª edição do "Gheorghe Dima" International Music Competition, o International Clarinet Competition em Hořice, na República Checa, o Concurso Internacional de Musica “Marco Fiorindo”, em Itália, a 18.ª edição do Concurso de Interpretação do Estoril.

Foi laureado nos seguintes concursos: 2.º prémio no 3.º Concurso Luso-Espanhol de Fafe; 1.º prémio no 3.º Concurso de Instrumentista de Sopro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá; 2.º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras De La Salette; 2.º prémio no 4.º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho; Menção Honrosa no IV Concurso de Instrumentista de Sopro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá; Menção Honrosa no 3.º Concurso de Clarinete “Cidade de Ourense”; 3.º prémio no 4.º Concurso de Clarinete “Cidade de Ourense”; 3.º prémio em ex-aequo no 6.º Concurso Nacional de Sopros do Alto Minho.

Em 2017 participou na “Villecroze Music Academy”, onde teve a oportunidade de trabalhar com o professor François Benda.

A nível orquestral já trabalhou com maestros como Hans Casteleyn, Claude Villaret, Vitorino de Almeida, Pedro Neves, Peter Rundel, Matthieu Schweyer, Cesário Costa, Fernando Marinho, Gerardo Estrada, Peter Rundel, Vítor Matos, Vasco Faria, Ângelo Fernandes, Rui Massena, Artur Pinho Maria, entre outros.

No âmbito da programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura participou no Estágio da Orquestra sub-12 bem como no estágio da Fundação Orquestra Estúdio com a Universidade do Minho e a Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Em 2014 participou no 1.º Workshop de Manutenção de Clarinetes e Saxofones com o professor Carlos Silva.

Foi seleccionado para as duas primeiras edições da Academia de Verão Remix Ensemble, assim como para os dois primeiros estágios da Orquestra Sinfónica "Ensemble" nos anos de 2014 e 2015.

Ao nível de Música de Câmara participou em Masterclasses com Omar Zoboli, Sofia Mavrogenidou e Aris Chazistavrou.

Luís Duarte Dias Moreira – Trompa

Natural de Paços de Ferreira, Luís Duarte Moreira ingressa em 2005 na ARTAVE na classe do prof. Hélder Vales.

Posteriormente, em 2011, continuou os seus estudos na ESMAE com Abel Pereira e Bohdan Sebestik e, de seguida, prosseguiu o seu percurso no Mestrado em Performance na HfM Hanns Eisler em Berlim, com Marie-Luise Neunecker, como bolseiro da FCGulbenkian.

Foi galardoado no Concurso “Terras de LaSalette” nas categorias Júnior e Sénior, obtendo o 1.º prémio em ambas.

Em 2016, obteve o 2.º prémio no prestigiado “I. I. Markneukirchen” e em 2017, o 1.º prémio na categoria superior no PJM. Conquistou também, em 2018, uma Menção Honrosa no conceituado concurso “Prague Spring”.

Integrou o EGO, a OJS Galiza, a LJO Bremen e a GMJO.

Em 2012, integrou a Fundação Orquestra Estúdio e colabora regularmente com a BSP, Orq. Metropolitana, Orq. Gulbenkian e Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.

Na presente temporada, integra a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquestra XXI e é regulamente convidado para desempenhar as funções de chefe de naipe na Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.

Programa do Concerto

João Daniel Pinho Ribeiro – Clarinete

- Alexandre Delgado – Langará
- C. M. von Weber – 1.º Concerto
(Pianista Acompanhador – Bernardo Soares)

Luís Duarte Dias Moreira – Trompa

- R. Strauss – Concerto para Trompa n.º 1, 3.º And.
- F. Strauss – Nocturno
- V. Buyanovsky – España (trompa solo)
- W. A. Mozart – Concerto para Trompa n.º 4, 3.º And.
- L. Shaw – Frippery Style, n.º 1 e n.º 5 (trompa solo)
(Pianista Acompanhador – Bernardo Soares )

Horário:

15h00

Local:
Avenida dos Plátanos
Voltar
 
- <