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Marta Pereira da Costa
+ Música + Fado + Guitarra Portuguesa
A 10 de fevereiro, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, concerto com a guitarrista Marta Pereira da Costa.
No seu concerto, Marta Pereira da Costa transporta para o palco segredos jamais desvendados que se tornam nossos quando ao vivo se lhes acrescenta aquilo que não pode ser gravado: o coração da mulher que fez da guitarra um prolongamento da sua alma feminina.
Entra em palco com a formação de quinteto, composto por guitarra portuguesa, viola, contrabaixo, piano e percussão, apresenta as suas composições, assim como vários temas do seu novo disco, revisita temas antigos do seu repertório e das suas referências na guitarra portuguesa como Carlos Paredes, Mário Pacheco, Fontes Rocha, e aventura-se por novos desafios e novas sonoridades ainda por estrear. Há lugar para tradição e inovação, para subtileza mas também para um vigor que nunca se confunde com força bruta.
Assiste-se a um espectáculo dinâmico e muito intenso, onde beleza, delicadeza, entrega e expressividade acontecem de forma especial e em cada música. Aqui, a guitarra e mulher são a mesma coisa e, talvez por isso, ela congrega ao seu redor, no CD e em palco, talentos incríveis de múltiplas origens. Marta é da raça dos que não se contentam com pouco e isso, para nós que a aplaudimos, é garantia de que ela estará sempre com os olhos postos no Infinito.
Marta Pereira da Costa
Marta Pereira da Costa é, actualmente, a única guitarrista profissional de Fado a nível Mundial. Foi distinguida em 2014 pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”.
Iniciou a sua formação musical no piano aos quatro anos; a partir dos oito, começou também a estudar guitarra clássica e mais tarde aos 18 anos iniciou-se na guitarra portuguesa pela mão do guitarrista Carlos Gonçalves. A partir daí, e a par da licenciatura em engenharia, começa o seu percurso neste instrumento, frequentando o “Clube de Fado” em Lisboa, aprendendo com dois grandes guitarristas Mário Pacheco e Fontes Rocha. Foi tendo também o privilégio de acompanhar nomes como Mariza, Katia Guerreiro, Camané e Carlos do Carmo. Procurou obter a máxima e mais variada formação na guitarra através de inúmeros guitarristas: Carlos Gonçalves, Mário Pacheco, José Fontes Rocha, Ricardo Rocha, Paulo Parreira, Pedro Caldeira Cabral, Paulo Soares, Ricardo Parreira, António Parreira, Arménio de Melo.
O seu registo discográfico assinala:
Em 2005, participação como guitarrista convidada no espectáculo de Mário Pacheco, de onde resultou o CD/DVD “A Música e a Guitarra – Clube de Fado” que teve edição mundial e foi premiado pela revista “Songlines” como melhor álbum do ano;
Em 2008, solista num tema do CD “Fados d’Alma” de Rodrigo Costa Félix, e participação na gravação do tema “Pasa” inserido no álbum “Unidad de Canciones Intensivas”, convidada pelo compositor e produtor espanhol Jaime Roldán;
Em 2011, gravação do CD “Fados de Amor” de Rodrigo Costa Félix, e que foi o primeiro disco da história do fado em que a guitarra portuguesa é tocada, em exclusivo, por uma mulher, e o qual foi distinguido pela Fundação Amália Rodrigues com o prémio de “Melhor Álbum” do ano de 2012.
Em 2012 inicia a sua carreira a solo. Estreia-se em Toronto e apresenta-se em Lisboa, com enorme sucesso, num dos quatro concertos de guitarra portuguesa organizados no âmbito das Festas de Lisboa.
Decide dedicar-se em exclusivo à música e à guitarra portuguesa e abandona a sua actividade como engenheira civil. Actua na TEDx Boavista (2012), em concertos vários destacando-se o CCB (2012), o Teatro Tivoli (2013), Rádio Alfa em Paris (2013) e actuou no Brasil, EUA, Canadá, Suíça, Espanha, Holanda, França, Eslovénia, Roménia, Tunísia e Israel.
Ainda em 2013, actua em São Paulo e no Rio de Janeiro, e realiza uma digressão por nove salas da costa Leste dos EUA, incluíndo os míticos Johnny D`s em Boston e o espaço DROM em Nova Iorque. No ano seguinte repete a digressão, destacando a estreia de um espectáculo de Fado em Kansas City, cidade referência do Jazz mundial.
Em 2014, esgota o Auditório da Boa Nova, no Estoril. Voltou a apresentar-se no Casino da Figueira da Foz e na Casa da Música (Porto), esgotada.
Destaca as viagens até à Suíça, Israel (Felicja Blumental Festival) para 3 concertos onde voltaria em 2015, e à Roménia (Sala Radio de Bucareste).
Paralelamente aos concertos abraça o projecto Brincar aos Fados, gravando a guitarra portuguesa.
O seu tema original “Terra” serviu de banda sonora ao filme de lançamento da nova imagem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Em 2015 iniciou, com sala esgotada, no CCB o ciclo “A Guitarra Portuguesa e o Fado” e apresentou o seu concerto a solo no Teatro Lethes, em Faro, assim como no Festival Musiques Rares, em Macôn (França).
No final do ano termina as gravações do seu primeiro disco a solo, onde apresenta algumas composições próprias, presta tributo às suas referências musicais e transporta a Guitarra Portuguesa numa viagem por outras influências e registos, com convidados de renome nacional e internacional. O disco seria editado pela Warner Music em Maio de 2016, recebendo as melhores críticas por parte da imprensa.
Em 2016 o seu talento chama a atenção de Dulce Pontes que a convida para fazer parte da sua banda, viajando por todo o mundo em digressão por Salas como Palau de La Musica (Barcelona), Teatro Nuevo Apolo (Madrid), Teatro La Fenice (Veneza), Holanda, França e muitos outros Festivais.
Em paralelo com esta digressão, continua os seus próprios concertos durante o ano de 2017 tocando em Salas como o Teatro Lethes (Faro) ou o Auditório Carlos Paredes em Lisboa, assim como no Festival de Guitarra de Almeirim e em Oeiras no Ciclo “ Soam as Guitarras”, onde teve como convidado o saxofonista Ricardo Toscano.
Em Maio produz o seu primeiro grande concerto desde a edição do disco, juntando no palco todos os músicos que tinham participado no disco, e esgota o Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, naquela que foi a sua primeira produção com assinatura própria, e que confirmou, quer pelo público quer pela crítica,
Marta Pereira da Costa como um nome reconhecido no universo do Fado, mas também fora dele.
Na segunda metade do ano é convidada para tocar em eventos públicos e privados, de onde se destaca o concerto privado na Casa Mateus (Vila Real) para a Iberdrola e o concerto público na Igreja da Misericórdia, em Tavira, inserido na 1ª edição do Festival de Dieta Mediterrânica.
Participa ainda como convidada em concertos de outros artistas. Em Novembro foi o nome escolhido para tocar na cerimónia privada de recepção do Presidente da Colômbia no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
21h30
Os bilhetes (5,00€) serão disponibilizados a partir das 9h00 da próxima segunda-feira, 8 de janeiro de 2018.
O número máximo de entradas a adquirir será de 4 bilhetes por pessoa, apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos, podendo ir até ao máximo de 6 bilhetes por pessoa no caso de espectadores que pretendam adquirir a totalidade de lugares de uma frisa ou camarote de 1.ª classe ou camarote de 2.ª classe, com esse número de lugares (6 lugares), conforme constar na planta de lugares publicitada na Bilheteira do Teatro Diogo Bernardes e no website municipal, também apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos (http://www.cm-pontedelima.pt/…/MapaTDB_Final_1_1024_2500.jpg).
Relativamente aos pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos a partir da hora e data de disponibilização na bilheteira física, divulgada no mural oficial do facebook, nas mesmas condições acima indicadas e após serem satisfeitas as aquisições presenciais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.