Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Exposição “O Fim da Clausura | Os últimos anos de funcionamento da Cadeia Velha de Ponte de Lima” de Joana Rodrigues da Silva 17 abril a 2 maio – Torre da Cadeia Velha de 2.ª feira a sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Turismo
17 Abr a 02 Mai
Adicionar a calendário 2015-04-17 00:00:00 2015-05-02 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição “O Fim da Clausura | Os últimos anos de funcionamento da Cadeia Velha de Ponte de Lima” de Joana Rodrigues da Silva 17 abril a 2 maio – Torre da Cadeia Velha de 2.ª feira a sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 Exposição realizada no âmbito da investigação no campo de acção do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o apoio do Município de Ponte de Lima e da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Evento
Exposição realizada no âmbito da investigação no campo de acção do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o apoio do Município de Ponte de Lima e da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Exposição realizada no âmbito da investigação no campo de acção do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o apoio do Município de Ponte de Lima e da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

http://www.cadeiavelha.blogspot.pt/

"A exposição "O Fim da Clausura | Os últimos anos de funcionamento da Cadeia Velha de Ponte de Lima" é o culminar de uma investigação no campo de ação do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Este projeto de investigação insere-se no estudo de uma fração do passado e pretende dar a conhecer, através da imagem, as diferenças da estrutura socioeconómica de uma região rural.

Durante a investigação efetuada, foi seguida uma linha de pensamento, nomeadamente de Michel Foucault e Erving Goffman, no que toca ao estudo dos espaços de encarceramento e a função dos mesmos para a sociedade e para o ressarcimento do corpo e da alma, privados de se exprimir.

A referência de que os presos pediam esmolas e cigarros através de uma lata e um cordel espelha que os mesmos tinham encontrado um sistema popular de suprimir a total reclusão.

A crise que assolou Portugal no regime do Estado Novo determinou com clareza que os indivíduos que cometiam crimes, os loucos e insanos não deveriam ter um melhor tratamento do que aqueles que pertenciam à classe social e económica mais baixa. Isto porque a pobreza e a precaridade eram uma constante nas regiões rurais, como é o caso de Ponte de Lima.

Este espaço de encarceramento reflete não só o lado mais sombrio da sociedade, nos últimos anos do seu funcionamento, mas também detém, no seu âmago, estórias e imagens adormecidas no tempo que são agora reveladas através desta exposição."

Torre da Cadeia Velha de 2.ª feira a sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Convite

 

Voltar
 
- <