Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

III Feira do Bacalhau de Cebolada

Outras
31 Jan a 02 Fev
Adicionar a calendário 2014-01-31 00:00:00 2014-02-02 00:00:00 Europe/Lisbon III Feira do Bacalhau de Cebolada O "Bacalhau de Cebolada" é um prato típico da cozinha limiana e a sua história perde-se no tempo. Segundo as "Atas de Vereação" de 1687, a população limiana era abastecida com bacalhau ao preço de 46 réis, sendo um dos seus alimentos preferidos... Evento
O "Bacalhau de Cebolada" é um prato típico da cozinha limiana e a sua história perde-se no tempo. Segundo as "Atas de Vereação" de 1687, a população limiana era abastecida com bacalhau ao preço de 46 réis, sendo um dos seus alimentos preferidos...
O "" é um prato típico da cozinha limiana e a sua história perde-se no tempo. Segundo as "Atas de Vereação" de 1687, a população limiana era abastecida com bacalhau ao preço de 46 réis, sendo um dos seus alimentos preferidos e dos mais presentes na sua alimentação. Na feira quinzenal, quase todas as tendas o vendiam como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar. Como petisco ou refeição, o "Bacalhau de Cebolada" é um prato reinante dos cardápios das tabernas e restaurantes de Ponte de Lima.

Neste fim-de-semana, celebra-se este autêntico pitéu enaltecendo o sabor autêntico do bacalhau, envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Não poderá deixar de juntar ao sabor intenso deste prato os magníficos loureiros da região, leves e frescos e assim encontrar a simbiose perfeita entre o vinho e a comida.

A par da degustação, o fiel amigo está representado na feira através de expositores, que apresentam um conjunto de espécies variadíssimas de Bacalhau, de alta qualidade.

Será também um fim-de-semana de animação com os grupos de música popular do concelho a temperarem o bacalhau com os sons alegres da tradição minhota.

 

Consulte:

Programa (PDF | 977 kb)

Restaurantes e Alojamentos aderentes (PDF | 456 kb)

Livro 'Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta' (PDF | 3 mb)


Voltar
 
- <