Ponte de Lima Apresentou o Plano Municipal de Ação Climática e o Plano Estratégico para a Promoção da Arborização, Gestão Sustentável e Bioeconomia do Espaço Florestal do concelho

28 Março 2023

O Município de Ponte de Lima promoveu, de 24 a 26 de março, a VIII Feira do Ambiente e Energia. A Feira permitiu reunir um conjunto de empresários do setor e expor um conjunto de equipamentos/soluções que permitem elevar o nível de conforto e minimizar os custos energéticos e, por conseguinte, ambientais, associados aos espaços habitacionais e de trabalho mas, também à mobilidade, à ferramentaria associada a diferentes atividades profissionais, entre outras aplicações/finalidades.

Assim, foi possível sensibilizar o público para a importância da redução do consumo energético, exemplificando e aconselhando que tipo de equipamentos e de comportamentos devem ser adotados no dia-a-dia, com vista a aumentar a sustentabilidade do estilo de vida e a reduzir os custos da fatura energética.

O Municipio de Ponte de Lima aproveitou o evento para apresentar publicamente o Plano Municipal de Ação Climática, em fase de execução, e o Plano Estratégico para a Promoção da Arborização, Gestão Sustentável e Bioeconomia do Espaço Florestal do concelho, cuja elaboração foi recentemente aprovada. Ambos os planos são coordenados pelo Prof. Joaquim Mamede de Alonso, docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e investigador do Núcleo de investigação Agroalimentar (NUTRIR) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Vereador do Ambiente, Eng.º Gonçalo Rodrigues, destacou a importância que estes dois planos detêm no sentido de “…permitirem ao executivo municipal um conjunto de novas peças para a montagem de um puzzle de sustentabilidade que, associadas a outras peças, entenda-se projetos e iniciativas de executivos anteriores, iremos continuar a montar a favor do território e da comunidade limiana.”

O responsável da pasta do Ambiente adiantou que as “mudanças climáticas estão aí. São uma dura realidade e são hoje perfeitamente reconhecidas por todos. (..) Com o Plano de Ação Climática, pretendemos construir uma preciosa e imprescindível ferramenta no que respeita ao desenvolvimento sustentável a longo prazo no nosso território. Mas porque queremos e o território e as suas gentes assim o impõem, também queremos que dele resultem planos operacionais direcionados para a ação a curto prazo nas mais diversas áreas em que o mesmo tem aplicabilidade.”

Sobre o Plano Estratégico para a Arborização, Gestão Sustentável e Bioeconomia do espaço Florestal do concelho, o Eng.º Gonçalo Rodrigues referiu que o executivo municipal reconhece e assume que “O papel do espaço florestal é determinante para o território e para os limianos, não só em termos económicos como, também, em termos ambientais e de qualidade de vida, dados os serviços dos ecossistemas que podem e devem ser produzidos pelo mesmo. Não será, portanto, difícil de perceber que é no espaço florestal que também está a resposta mais significativa que podemos conferir em termos da mitigação dos efeitos da mudança climática e da sustentabilidade do território.”

Dirigida para um público heterogéneo, a VIII Feira do Ambiente e Energia permitiu, ainda, ao Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, encerrar a semana dedicada à Floresta e à Água, no âmbito da qual foram realizadas diversas ações de educação e sensibilização ambiental que procuram a preservação e defesa do meio ambiente e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das populações.

Destaque para a “Maternidade de Árvores” inaugurada no dia 24 de março, na Quinta de Pentieiros, onde vão ser engordadas árvores autóctones reproduzidas através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho”, visa consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a Floresta com espécies autóctones.

Participe na defesa dos recursos naturais e contribua para um território mais resiliente e mais sustentável!

feira_do_ambiente_e_energia_ponte_de_lima_2023_1
feira_do_ambiente_e_energia_ponte_de_lima_2023_2