Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Requalificação da Rua General Norton de Matos

Autarquia
16 Dezembro 2022

O Município de Ponte de Lima levou a Reunião de Câmara do dia 13 de dezembro, para efeitos de aprovação, a abertura por procedimento por concurso público, aprovação do projeto e do caderno de encargos da empreitada de "Requalificação da Rua de General Norton de Matos", tendo a proposta sido aprovada por unanimidade. O projeto, em termos globais, define a intervenção de valorização do espaço público que o Município irá levar a cabo na freguesia de Arca e Ponte de Lima.

Com a presente empreitada, o Município de Ponte de Lima pretende dar continuidade à política de requalificação de zonas que se encontrem desfasadas da restante malha urbana, bem como das atuais necessidades da população devido ao seu estado de conservação ou à falta de funcionalidade.

A rua General Norton de Matos constitui-se como uma das mais importantes ruas históricas da vila de Ponte de Lima e a intervenção projetada permitirá a reconfiguração total do perfil da via e passeios, eliminando barreiras arquitetónicas. Os passeios serão mais confortáveis e apelativos à circulação pedestre, conformando-os com as normas de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. A via será repavimentada com o paralelo de granito existente. Será, ainda, redefinida a interceção da rua General Norton de Matos com a rua Agostinho José Taveira, através da criação de uma praça verde. Serão criadas novas infraestruturas, drenagem de águas pluviais, saneamento e colocação de nova infraestrutura elétrica e de iluminação.

Este projeto insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos através da criação de infraestruturas, conferindo-lhes as condições de usufruto condicentes com a exigência dos padrões contemporâneos de urbanidade.