Município de Ponte de Lima inaugura Requalificação da Via Foral Dona Teresa na presença do Secretário de Estado das Infraestruturas e do Vice-presidente da Infraestruturas de Portugal

Autarquia
02 Julho 2021

O Município de Ponte de Lima inaugurou a obra de requalificação da EN203 – Via do Foral Velho de Dona Teresa, e respetiva ciclovia urbana.

A Cerimónia de inauguração decorreu na última sexta-feira, e contou com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Dr. Jorge Delgado, do Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Dr. José Serrano Gordo, e do Executivo Municipal de Ponte de Lima.

O projeto de reabilitação deste troço incluiu o tratamento da travessia urbana, o reordenamento de acessos e a reformulação de interceções, através da construção de duas rotundas, a melhoria e a reposição do sistema de sinalização vertical, horizontal e de orientação, assim como dos equipamentos de segurança e balizagem.

Em simultâneo, contemplou a colocação de um separador central, de infraestruturas, iluminação, ciclovia e vias pedonais da envolvente urbana, para uma maior segurança dos utilizadores.

Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, revelou considerar esta obra “uma obrigação cívica”, em desfecho dos acidentes que ocorreram nesta via. O autarca prestou homenagem às vítimas mortais e famílias, afirmando que “esta era uma situação que naturalmente tínhamos que resolver o mais depressa possível, numa infraestrutura rodoviária nacional, portanto da responsabilidade da IP, e foi exatamente nesse sentido que nós procuramos pressionar as Infraestruturas de Portugal para resolução deste problema”.

Nas palavras do Secretário de Estado das Infraestruturas, “O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima pôde descrever a importância desta obra (…) para este território. Claramente é uma obra que vem resolver um ponto negro da nossa rede rodoviária”, adiantou o governante, cujo discurso se pautou pela ideia de que “quem está no território, é quem tem a perceção real e concreta das necessidades, daquilo que é importante fazer para que o território funcione melhor, para que cresça, para que seja mais dinâmico, para que se criem condições para as pessoas se fixarem, para as indústrias se fixarem, para as empresas criarem riqueza”.

Por sua vez, o Vice-Presidente da IP, referiu que “intervenções que melhorem e que retirem a carga de potenciais acidentes são sempre intervenções que nós fazemos, e que temos por obrigação cumprir com a maior rapidez possível”. Para o Dr. Serrano Gordo, “esta obra resulta de mais um bom exemplo da cooperação entre as autarquias locais e a IP, através da criação e aproveitamento de sinergias que permitem antecipar intervenções de melhoria das condições de circulação rodoviária”.

A Autarquia e a IP, haviam já celebrado, em maio de 2019, um Acordo de Gestão, no qual se previa que Câmara Municipal desenvolvesse o Projeto de Execução e que lançasse e executasse a empreitada, com acompanhamento técnico e apoio financeiro da IP. Neste sentido, e nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, a obra concluída, representa um investimento de cerca de “2 milhões de euros, 1,6 milhões de euros correspondeu à criação das ciclovias”, com cofinanciamento de 85% do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, no âmbito do Norte2020, tendo correspondido “os restantes 400 mil euros à construção das duas rotundas e das infraestruturas que lhes estão associadas, que foram financiadas na íntegra pela IP”, revelou.

A intervenção inserida na “política de sustentabilidade das áreas urbanas”, rentabilizou “o potencial de cada uma das instituições”, representando “um investimento significativo, que naturalmente terá retorno por um lado, para a segurança rodoviária, e por outro, para aquilo que é a mobilidade dos nossos concidadãos”, concluiu o Presidente da Câmara.

inauguracao_requalificacao_da_via_foral_dona_teresa_1
inauguracao_requalificacao_da_via_foral_dona_teresa_2