Memorando de Entendimento e Cooperação entre Comunidade Chinesa e o Município de Ponte de Lima

Autarquia
02 Julho 2019

Celebrou-se no passado dia 26 de junho em Ponte de Lima um Memorando de Entendimento e Cooperação entre a Comunidade Chinesa de Panjin e o Município de Ponte de Lima.

Panjin é uma cidade costeira, dotada de recursos naturais, com indústrias desenvolvidas no Nordeste da China.

Reconhecendo a marca Ponte de Lima no panorama nacional, esta cidade enviou uma comitiva de visita à vila mais antiga de Portugal, com o objetivo de explorar as potencialidades turísticas e empresariais que o concelho proporciona.

Neste contexto, Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal, não hesitou em realçar a área da educação, enquanto prioritária, destacando a mão-de-obra qualificada. O autarca focou-se também na indústria, fomentada pela criação de polos industriais, assim como da aposta da indústria automóvel e da extração e transformação de pedra.

Na cerimónia que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, o representante de Panjin, Peisu Wang, mostrou-se impressionado com a Vila, assegurando a intenção de sugerir o investimento em Ponte de Lima, a empresários da comunidade chinesa, prometendo encaminhar grupos de turistas para o concelho limiano.

Em simultâneo Peisu Wang mostrou recetividade a uma possível aposta na educação, de forma a promover intercâmbios escolares entre Panjin e Ponte de Lima.

Ambas as partes do memorando pretendem levar a cabo um processo de cooperação global, nos domínios económico, cultural e turístico, de forma a implementar uma estratégia de intercâmbio com vantagens mútuas e aprendizagem ativa, estabelecendo boas relações, e um processo de cooperação a longo prazo.