municipio

Município de Ponte de Lima recebe Arquivo da Casa do Bárrio (Família Matos Prego)

Arquivo casa barrio 1 1024 2500
10 Maio 2019

No próximo dia 17 de maio, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, terá lugar a cerimónia de assinatura do auto de entrega do Arquivo da Casa do Bárrio, em regime de depósito, entre o Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e o Dr. José Norton, proprietário do Arquivo da Casa do Bárrio.

O Arquivo da Casa do Bárrio, essencialmente constituído por correspondência, escrituras e documento de receita e despesa, entre outros, num total de quase 5.000 documentos datados dos séculos XVIII a XX, ficará sob a custódia do Arquivo Municipal que, com o intuito de valorizar e de divulgar este importante arquivo de família, procederá, logo que possível, ao tratamento técnico e à digitalização para disponibilização online.

A documentação ora entregue irá complementar o Arquivo da Casa Norton de Matos, cujo tratamento técnico se encontra atualmente em curso no âmbito do projeto transfronteiriço Norte de Portugal e Galiza (GEOARPAD).