Feiras Novas 2014 - A Romaria de Noite e de Dia de 10 a 15 de setembro

03 Setembro 2014
As Feiras Novas de Ponte de Lima elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos expressivos cortejos que de ano para ano atraem milhares de forasteiros.
As de Ponte de Lima elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos expressivos cortejos que de ano para ano atraem milhares de forasteiros.

As maiores festas do concelho limiano entoam os primeiros acordes tradicionais na noite de quarta-feira, dia 10 de setembro, a partir das 21h30 com a Arruada de Concertinas na Alameda de S. João até ao Largo de Camões.

A abertura solene das festas está marcada para as 22 horas, no Largo de Camões, com um espetáculo de videomapping, "Ponte de Lima - Luz, Som e Imagem", projeção tridimensional no largo de Camões, seguido da abertura oficial da iluminação e o tradicional Desfile de Concertinas.

Na quinta-feira, dia 11, a noite é dedicada aos concertos filarmónicos, com a atuação da Banda de Música de Estorãos e a Banda de Música de Belinho, do concelho de Esposende.

O Fado de Coimbra invade o jardim do Paço do Marquês, na noite de sexta-feira, a partir das 20h30, com o Grupo Fado ao Centro.

Na Escadaria da Capela das Pereiras decorrem os concertos de tunas, enquanto no Largo de Camões, a partir das 22 horas continuam os concertos filarmónicos, com a Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e a Banda de Música de Rio Mau - Penafiel.

Na Expolima Zé Cachadinha e seus amigos fazem a festa com os Cantares ao Desafio.

A manhã de sábado regista mais um dos grandes momentos das Feiras Novas, o tradicional Concurso Pecuário no picadeiro grande na Expolima, às 08h30, terminando com o Desfile dos participantes na Alameda de S. João, pelas 12 horas.

O ribombar dos Zés Pereiras e Gaiteiros marca o ritmo das festas, com a concentração no Largo de Camões, a partir do meio-dia.

Os usos e costumes do povo limiano têm o seu representante máximo no Cortejo Etnográfico, que percorre as principais ruas e avenidas da Vila, a partir das 16h00. É uma demonstração única de cada freguesia do concelho. Na Expolima decorre, ao longo da tarde, a Corrida de Garranos.

A folia continua com a animação de rua, a cargo da Bandinha da Alegria e a Xaraldixie.
A noite de sábado, vive-se ao som das Concertinas e do Folclore, encerrando com a magnífica sessão de fogo-de-artifício entre pontes à 00h30.

O Domingo, dia 14, mantém a tradição com os concertos filarmónicos no Largo de Camões e a concentração de Zés Pereiras e Gigantones às 12 horas.

O Cortejo histórico a partir das 15h30, dotado de uma história apaixonante, de uma cultura rica em usos e costumes, recorda "Ponte de Lima 2000 anos de história" dando a conhecer a história da Vila Mais Antiga de Portugal.

O Festival de Folclore no domingo à noite apresenta três palcos, na Expolima; Parque de Estacionamento do Município e Paço do Marquês. O festival conta com a participação dos grupos de folclore do concelho que cantam e dançam até ao lançamento do Fogo-de-artifício - Fogo do Meio.

Na segunda-feira, dia dedicado às celebrações religiosas em honra de N.ª Sr.ª das Dores, a majestosa procissão percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30 horas.

As bandas de música despedem-se das Feiras Novas num concerto no Largo de Camões, às 19h00. A noite de segunda-feira, conta ainda com a verbena a partir das 22 horas no Largo de Camões, com as atuações da Orquestra Olympus e Orquestra Capitol.

Plenas de atividade e animação sem fim, as Feiras Novas são a melhor romaria do Minho, porventura de Portugal. Desfrute das tradições minhotas que chegam a todos na Romaria de Noite e de Dia.