Município de Ponte de Lima celebra protocolo de Cooperação com o Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria

Autarquia
27 Junho 2018

Considerando a aposta numa política social que promova a inclusão social, o enraizamento das populações e o envelhecimento ativo, o Município de Ponte de Lima celebrou na passada sexta-feira, um protocolo de cooperação com o Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria, instituição particular de solidariedade social que desenvolve as respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio desde o ano de 2001.

Esta parceria visa contribuir para suprir as necessidades existentes no serviço de transporte de utentes com mobilidade reduzida do Centro Paroquial através da comparticipação na aquisição de uma viatura de transporte de passageiros nova e adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, e com lotação de nove lugares.

O valor atribuído pela autarquia é de 25.000€, sendo 20.000€ para ajudar na aquisição da carrinha e os restantes 5.000€ para a plataforma elevatória.

Com capacidade para prestar Serviço de Apoio Domiciliário a 82 utentes, atualmente, o Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria, presta Serviços de Apoio Domiciliário a 31 utentes. Este serviço consiste na prestação de cuidado de higiene e conforto pessoal; fornecimento e apoio nas refeições; tratamento de roupa; higiene habitacional; atividades de animação, socialização, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade; acompanhamento e transporte para cuidados médicos; realização de pequenas reparações/modificações no domicílio; apoio psicossocial; sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes e administração da medicação prescrita.

O Presidente da Direção do Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria, Padre Filipe da Cruz Araújo, agradeceu ao Município, referindo que o apoio ao Centro Paroquial e Social visa “a melhoria da qualidade de vida dos utentes e seus familiares, com prestação de cuidados individualizados e específicos às necessidades de cada utente.”

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima Eng.º Victor Mendes, reconheceu o trabalho notável desenvolvido pela instituição e por todos aqueles que diariamente tornam possível este apoio aos mais vulneráveis.”

De salientar ainda a resposta do Centro de Convívio, onde atualmente frequentam 12 utentes, e no qual, são desenvolvidas atividades socioculturais, lúdio-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva; alimentação; administração de medicação prescrita; articulação com os serviços locais de saúde; cuidados de higiene pessoal e de imagem e transporte. Esta resposta social visa contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, fomentando as relações interpessoais e combatendo situações de isolamento social.

protocolo_rebordoes_santa_maria_2
protocolo_rebordoes_santa_maria_3