Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro (1916-2016)

26 Abril 2016
O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal (BMPL) associa-se às comemorações do primeiro centenário da morte do poeta e ficcionista português, Mário de Sá-Carneiro, no próximo dia 26 de abril, através de uma mostra biográfica...
O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal (BMPL) associa-se às comemorações do primeiro centenário da morte do poeta e ficcionista português, Mário de Sá-Carneiro, no dia 26 de abril, através de uma mostra biográfica do autor a disponibilizar na Sala de Adultos da BMPL. Também as obras de Mário de Sá-Carneiro, a quem Pessoa chamou de "um génio na arte", serão colocadas em destaque. Títulos como A confissão de Lúcio, Céu em fogo e Cartas a Fernando Pessoa estarão disponíveis para consulta e requisição.

Mário de Sá-Carneiro - poeta melancólico, escritor angustiado e homem solitário - nasceu em Lisboa, a 19 de maio de 1890, e morreu precocemente num hotel de Paris, a 26 de abril de 1916, depois de ter ingerido cinco frascos de arseniato de estricnina. Considerado um dos nomes maiores do Modernismo português, Mário de Sá-Carneiro publicou, em 1912, a peça de teatro Amizade - escrita em parceria com Tomás Cabreira Júnior - e o volume de contos Princípio. Em 1914 lançou a novela A confissão de Lúcio, a obra de poesia Dispersão e, em 1915, apresentou o livro de narrativas Céu em fogo. Nesse mesmo ano, juntamente com Almada Negreiros e o amigo Fernando Pessoa, editou a revista Orpheu, publicação que constituiu um marco na paisagem cultural e literária do país.

Com edição póstuma saíram o volume de poesia Indícios de oiro (1937) e a obra epistolar, em dois volumes, Cartas a Fernando Pessoa (1958-1959), entre outros títulos.

Consulte:

Folheto (PDF | 804 kb)