Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

Viver

Ambiente

ambiente

Ponte de Lima é a vila mais florida de Portugal. O respeito e a manutenção dos espaços verdes reflete-se na harmonia que os caracteriza. Na vila e arredores existe um conjunto notável de jardins que convidam a longos passeios, à leitura de um livro, a um descanso relaxante, a uma plena descontração.

No Parque Temático do Arnado, quatro jardins, para além da estufa/horto botânico, vão conduzi-lo pela história da arte dos jardins. Inserido no Projeto de Valorização Paisagística das Margens do Rio Lima, o parque possui sistemas de rega tradicionais, regueiras em granito, uma eira e um belíssimo espigueiro. No Jardim Romano observe a recriação de um jardim-peristilo, característico das construções romanas. Passe pelo Jardim Labirinto, construído em socalcos, que relembra o palácio de Knossos na ilha de Creta, de onde pode observar o labirinto, símbolo da sabedoria. Passe ao Jardim Renascença em que a água é o elemento considerado essencial; cascatas e repuxos dão-lhe forma e notoriedade, para além da estrutura geométrica tão característica dos jardins renascentistas. O Jardim Barroco concentra todo o esplendor dos jardins franceses - o verde do buxo é espelhado na água que prolonga a beleza do jardim através dos seus reflexos. Ainda na margem direita, os Campos do Arnado são mais um aprazível e ajardinado local para os amantes dos espaços verdes e, na época balnear, permitem um fácil acesso às águas transparentes do rio.

Na margem esquerda, a frondosa e monumental Avenida dos Plátanos, o Jardim dos Terceiros e o Parque da Guia obrigam a uma paragem mais prolongada. No centro da vila, o Jardim Dr. Adelino Sampaio, o Jardim da Lapa, a Villa Moraes e o Jardim do Paço do Marquês são alguns dos exemplos do muito que pode encontrar nesta secular localidade.

 

Património, Ambiente e Ruralidade

A defesa do ambiente como aposta principal de Ponte de Lima complementa-se com a ruralidade e com a beleza natural, dádivas que recebemos e que queremos preservar de uma forma sustentada.

Envolto num vale de beleza ímpar, este conjunto que é o concelho de Ponte de Lima reúne todas as condições de ruralidade e ambiente que o transformam num local paradisíaco para os turistas que procuram uma forma diferente de passar as suas férias, num constante contacto com a natureza, com as gentes e com o meio rural de que tanto nos orgulhamos.

De referir ainda que, recentemente, no âmbito do Prémio Europeu de Turismo e Ambiente, o concelho de Ponte de Lima foi incluído na lista dos oito melhores destinos europeus.