Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Biblioteca Municipal

A composição arquitetónica da Biblioteca Municipal resulta da abertura da Rua Cardeal Saraiva, no fim do 1º quartel do séc. XX, que dividiu em dois o edifício do antigo Hospital da Misericórdia, (reconstrução concluída em 1731), destruindo-se assim um curioso claustro setecentista e um pouco da muralha medieval.

Adossado a um troço da muralha, existe um acesso à adarve a partir da varanda alpendrada voltada ao Largo da Picota, encontrando-se ainda no seu interior uma escadaria de características barrocas.

Tal como o edifício da Igreja da Misericórdia, constituiu-se um novo alçado voltada à rua Cardeal Saraiva, com características arquitetónicas idênticas às restantes, patente nas fenestrações, cornijas e beirados.

Em 1993 foram concluídas amplas obras de reforma geral para funcionamento dos serviços da Biblioteca Municipal.

 

Objetivos
  1. Facilitar aos utilizadores todo o tipo de informação disponível na Biblioteca através do empréstimo, consulta local ou remota (via internet), independentemente do suporte em que esta se encontre, contribuindo assim para satisfazer e/ou colmatar as necessidades de educação, informação, cultura e lazer dos utilizadores.
  2. Fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho.
  3. Conservar, valorizar, promover e difundir o património documental (impresso e novos suporte) do concelho.
  4. Contribuir para o desenvolvimento cultural, educacional e artístico da população, bem como proporcionar espaços e atividades que permitam a ocupação dos tempos livres da população.
  5. Fornecer um serviço de informação à comunidade, baseando-se nas necessidades locais que devem ser avaliadas com regularidade.
Este espaço está equipado com:
  • 1 auditório;
  • 1 videoteca;
  • 1 sala infantil;
  • 1 sala de adultos;
  • Como forma de complementar a informação prestada e promover a utilização de novas tecnologias, estão disponíveis alguns computadores com ligação à Internet.

Mais informações em www.biblioteca.cm-pontedelima.pt

 

Contacto:

Largo da Picota
4990-090 Ponte de Lima

Telefone: (+351) 258 900 411
Fax: (+351) 258 900 410
E-mail: biblioteca@cm-pontedelima.pt

 

Horário:

Segunda-feira: 14h00 - 18h00
Terça a Sexta-feira: 09h30 - 12h30 | 14h00 - 18h00
Sábado: 09h30 - 12h30