Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

investir

Investir em Ponte de Lima

Benefícios Fiscais

O Município de Ponte de Lima executa uma política fiscal com um horizonte alargado que visa sobretudo privilegiar a estabilidade, as garantias do investidor e tendo presente a importância de uma política de atratividade e de benefícios fiscais. Consulte a lista de benefícios fiscais disponibilizados pelo Município de Ponte de Lima

 

Localização estratégica

Ponte de Lima possui uma localização estratégica no epicentro da Euroregião Norte de Portugal – Galiza. O concelho de Ponte de Lima, conjuntamente com Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca fazem parte de uma área que se desenvolve em torno da bacia hidrográfica do Rio Lima, a unidade territorial do Vale do Lima, que conjuntamente com a do Vale do Minho constituem a região do Alto Minho. Neste contexto, Ponte de Lima ocupa uma posição de forte dinamismo demográfico e económico que beneficia de um importante nó rodoviário a menos de 60 minutos de grandes centros urbanos – Porto, Braga/Guimarães e Vigo.

  • A 5 minutos da A3

O eixo viário que liga o Porto e Braga/Guimarães à Galiza (Espanha), através da fronteira de Valença, com passagens nos concelhos de Santo Tirso, Famalicão e Ponte de Lima. É contínua do outro lado da fronteira, ligando cidades com Vigo, Pontevedra e Ourense.

  • A 30 minutos da A28

Faz a ligação Norte-Sul, próxima da faixa litoral, com acessibilidade a Ponte de Lima através da A27 que se desenvolve a longo do rio Lima.

  • Francisco Sá Carneiro (Porto) - 81km/00.52h
  • Vigo - 81 km/00.50h
  • Santiago de Compostela - 164 km/01.41h

Portos de Mar

  • Viana do Castelo - 31km, 00.25h
  • Vigo - 73km, 00.53h
  • Leixões - 87km, 00.55h

Rede Rodoviária

  • Autoestrada “A3” (Porto – Valença - Vigo)
  • Via rápida “IC 28” (Ponte de Lima – Arcos de Valdevez/Ponte da Barca)
  • Autoestrada “A27” (Viana do Castelo – Ponte de Lima)
  • Autoestrada “A28/IC 1” (Porto – Viana do Castelo - Caminha)

Rede Ferroviária

  • Viana do Castelo - 31km/00.25h
  • Vigo - 74km/00.50h
  • Leixões - 86km/00.55h

 

Qualidade de Vida

Ponte de Lima caracteriza-se por ser um território com paisagens deslumbrantes, cheias de cor e de recantos cheios de tradição, capazes de proporcionar aos seus visitantes, habitantes, assim como aos que no concelho trabalham, momentos de singular harmonia que contribuem para a sua qualidade de vida. Também por esse motivo, Ponte de Lima é considerada a vila mais florida de Portugal. O respeito pelo ambiente e a manutenção dos espaços verdes reflete-se no sentimento que os caracteriza. Na vila e arredores existe um conjunto notável de jardins que convidam a longos passeios, à leitura de um livro, a um descanso relaxante de plena descontração.

A promoção de níveis de qualidade de vida no concelho é um empenho constante, em áreas como o apoio social, a educação e a cultura, e na realização de investimentos em equipamentos e infraestruturas necessários ao desenvolvimento do concelho. Esse bem-estar social, é visível em Ponte de Lima. Uma estratégia de desenvolvimento que passa pelo apoio social, pela promoção do desenvolvimento económico e de aplicação temporal ampla, é a que melhor responde às necessidades coletivas da população e das empresas.

A gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza, náuticos e equestres, o alojamento de qualidade, complementam uma oferta muito apetecível, com identidade e qualidade, tanto para os residentes como para as largas centenas de milhares de visitantes que procuram anualmente Ponte de Lima.

 

Centro com Vida

A ação Centro com Vida é um apoio ao arrendamento privado (comparticipação de rendas) para jovens a famílias que pretendam morar no Centro Histórico de Ponte de Lima. Este instrumento permite através do escalonamento de rendimentos atribuir uma comparticipação financeira. Assim, e para além da vertente socialmente visível, a criação de uma maior dinâmica e povoamento, reforça também a vontade e o interesse dos proprietários dos imóveis, com mais de 50 anos, do centro histórico na recuperação dos mesmos.

 

Mais informações em www.bizpontedelima.pt