Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Museu dos Terceiros

O Museu dos Terceiros surgiu na década de setenta do século passado após a realização de obras de restauro na Matriz de Ponte de Lima e da consequente falta de espaço para colocação do valioso espólio de arte sacra. Foi então criado o Instituto Limiano, associação cultural sem fins lucrativos, em janeiro de 1975, que viria a ter a sua sede no conjunto arquitetónico constituído pelo extinto convento de Santo António dos Frades e pela igreja e instalações anexas da Ordem Terceira de S. Francisco e designado por Museu dos Terceiros.

O valioso conjunto arquitetónico, constituído por duas igrejas, alas de apoio (Ante Sacristias, Sacristias, Salas de Lavabo), claustro, quintal e jardim, foi alvo de várias intervenções desde a fundação do convento, no século XV, até ao século XX. Nos edifícios contrasta a arte medieval e a sobriedade monacal com o barroco da Ordem Terceira de S. Francisco.

O acervo é constituído maioritariamente por escultura, grande parte do século XVIII, embora possam ser apreciadas peças do período medievo. Destacamos igualmente as coleções de pintura e de ourivesaria que decoram a exposição permanente.

Em 2002, o Instituto Limiano e a Câmara Municipal decidiram celebrar um protocolo de gestão conjunta do espaço, visando a sua recuperação e reabertura com as valências inicialmente previstas. Após 5 anos de restauro o Museu dos Terceiros reabriu ao público totalmente restaurado e com um programa museológico que convida à visita.

 

Mais informações em www.museuspontedelima.com

 

Contactos:

Avenida 5 de outubro
4990-028 Ponte de Lima

Telefone: (+351) 258 240 220
E-mail:  mute.geral@museuspontedelima.com

 

Horário:

De Terça-feira a Domingo: Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Encerramento semanal: Segunda-feira