Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Área Florestal do Concelho

No concelho de Ponte de Lima os espaços florestais ocupam cerca de 18142ha (ocupação do solo de 2004), o que representa 57% da área total deste concelho. As serras e montanhas que emergem a partir do Vale do rio Lima envolvem e caracterizam fortemente este concelho, conferindo-lhe paisagens notáveis.

Além do especial valor paisagístico, a superfície florestal do concelho representa também um importante património em termos ambientais, ecológicos, económicos e sociais. Toda a sua envolvente administrativa, composta por oito concelhos, é também essencialmente constituída por floresta.

A maior parte do espaço florestal é constituída por inúmeras e reduzidas propriedades privadas, mas existem vastas áreas de baldios em Regime Florestal, agrupadas em três Perímetros Florestais sob Gestão da Autoridade Florestal Nacional. Estes baldios ocupam cerca de 6.550ha, constituindo cerca de 36% da área total da superfície florestal.

A conservação desta importante superfície vem sendo gravemente dificultada pelo forte impacto dos incêndios, que atingem uma incidência muito elevada e que, para além de provocarem a destruição dos espaços florestais, colocam muitas vezes em perigo a vida das pessoas e os seus bens.

A ocupação do solo e do espaço florestal por categorias de ocupação encontra-se descrita na tabela: A ocupação do solo e do espaço florestal por categorias de ocupação no concelho de Ponte de Lima em 2004.