Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

Viver

Envelhecimento Ativo

Preservar, melhorar a qualidade de vida deve ser uma preocupação constante de cada cidadão e da própria sociedade.

Esse caminho faz-se de pequenas coisas porventura de importância fundamental para que o percurso existencial se desenvolva num clima de harmonia individual e social. É nesse sentido que o envelhecimento deve ser encarado. A vida desde a infância à velhice faz-se de constantes adaptações de acordo com a idade. É essa capacidade que nos cumpre despertar em cada indivíduo e em cada comunidade. Estamos sempre a fazê-lo com os idosos e para que os resultados sejam atingidos precisamos de todos, dos familiares, dos amigos e dos próprios idosos. Nesta cadeia que nos liberta para percebermos a importância das pequenas coisas, faremos uma vida melhor para todos.

"Envelhecimento Ativo é o processo de optimização de oportunidades em saúde, participação e segurança que incrementem a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem."

(Relatório Global da OMS sobre Prevenção de Quedas na Velhice, 2007:19).

Assim, a definição de políticas sociais públicas no âmbito do Envelhecimento ativo não pode descurar a segurança, a saúde e a participação ativa dos nossos idosos na comunidade, pois assumem-se como factores determinantes na incrementação e promoção da qualidade de vida dos mesmos.

Neste seguimento, e atendendo que em 2012 se celebrou o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e solidariedade entre gerações, o Serviço de Ação Social coloca ao dispor do munícipe informações úteis de sensibilização para os seguintes temas:

  1. Prevenção de quedas na Terceira Idade
  2. Saúde na Terceira Idade e Participação ativa na comunidade
  3. Segurança na Terceira Idade

Quedas Saude Seguranca

O Município de Ponte de Lima apoia o Projeto "Envelhecimento Ativo" promovido pela Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade de "Saúde mais Perto" do Centro de Saúde de Ponte de Lima, que pretende proporcionar momentos de convívio com alegria através de dinâmicas de grupo com o objetivo de auxiliar para uma vida social mais ativa, evitando o isolamento e a solidão que afeta um grande número de idosos.

 

Para mais informação, consulte: