Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

Viver

Pacto de Autarcas

Pacto_Autarcas_pt

O que é?

O ‘Pacto de Autarcas' é um movimento europeu, de cariz voluntário, que envolve autoridades locais e regionais no combate às alterações climáticas.

Ao aderir a esta iniciativa europeia as entidades signatárias comprometem-se a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) no respetivo território em, pelo menos, 20% até 2020, mediante a adoção de medidas de eficiência energética e/ou que promovam o aproveitamento de fontes de energia renováveis. À data são mais de 2900 os signatários do ‘Pacto de Autarcas'.

Ponte de Lima aderiu ao ‘Pacto de Autarcas' em dezembro de 2010.

Ponte de Lima conta, desde já, com a sua colaboração!

 

Quais os compromissos assumidos?

Para traduzirem o seu compromisso político em ações e projetos concretos, os Signatários do Pacto terão que preparar, em particular, um Inventário de Referência das Emissões e, no prazo de um ano após a assinatura, apresentarão um Plano de Ação para as Energias Sustentáveis que resumirá as ações-chave que tencionam levar a cabo, com vista à redução das emissões dos gases com efeito de estufa no seu território em, pelo menos 20% até ao ano 2020.

A mobilização da sociedade civil e a partilha de experiências com outras entidades são outros dos compromissos assumidos.

 

Como e porquê participar?

Porque se trata de um plano para o território e de modo a potenciar a implementação do conjunto de medidas nele preconizado e, assim, garantir o cumprimento das metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, importa envolver na elaboração deste plano de ação todos os que residem e/ou operam no Concelho de Ponte de Lima.

Assim, para além da autarquia, há que mobilizar a sociedade civil para participar no desenvolvimento deste plano de ação.

Porque o seu contributo é indispensável:

  • Esteja atendo à informação veiculada no website do Município subordinada ao tema ‘Pacto de Autarcas';
  • Participe nas ações de informação/sensibilização energético-ambientais promovidas pela ou em parceria com a autarquia;
  • Envie as suas sugestões através do website do Município;
  • Sempre que possível, opte por utilizar a energia de uma forma mais racional e por privilegiar o aproveitamento de fontes de energia renováveis.

Se já adoptou ou pretende vir a adoptar alguma medida de eficiência energética na sua residência/empresa no período compreendido entre 2003 e 2020, deixe o seu contributo através do preenchimento do inquérito aqui disponível