Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Gabinete Terra

Gabinete Terra_1


Na sequência do Projeto "Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade", que o Município de Ponte de Lima desenvolveu com assinalável êxito, foi identificado um conjunto de ações necessárias para o aproveitamento do potencial existente no concelho. O Gabinete Terra preconiza o aproveitamento das potencialidades e recursos locais, nas suas diversas vertentes, a saber: Terra Eventos, Terra Reabilitar, Terra Investir, Terra Comunicar e Terra Formar. Estas valências integram-se numa perspectiva global de intervenção que privilegie o desenvolvimento sustentável do concelho.

A competitividade de uma região está associada à sua capacidade de valorizar aquilo que ela tem de específico. A questão fundamental é a de alicerçar o desenvolvimento regional em algo que lhe seja próprio baseado na especialização e diferenciação. As regiões ganhadoras são aquelas que têm capacidade de valorizar aspetos que as distingue e as diferencia.

A capacidade competitiva de uma região, depende, da matriz cultural, da apetência para a inovação, do empreendorismo, do quadro de valor e da dinâmica que possa existir nela. Assim, pode resumidamente afirmar-se que a importância do Gabinete Terra reside no factor diferenciação e pioneirismo.

O Gabinete Terra pretende dinamizar o leque de marcas/produtos já existentes, explorando novas frentes de intervenção descobrindo outras oportunidades, inovar e estar atento às tendências de cada momento, sem deixar de respeitar os valores da tradição e da cultura que caracterizam Ponte de Lima. Desenvolvendo e promovendo iniciativas conjuntas com os demais atores que atravessam horizontalmente a natural diversidade dos interesses locais, gerando-se sinergias de que a todos beneficiem.

Genericamente pode afirmar-se que o Gabinete Terra tem por objetivo a promoção e dinamização económica de forma a favorecer e criar ambientes inovadores, atraindo o investimento público e privado e valorizando o potencial endógeno.

  • Terra Eventos: A aposta em eventos de grande visibilidade externa tem contribuído largamente para a promoção de Ponte de Lima e para o aumento do número de turistas e visitas no concelho com largos benefícios ao nível do desenvolvimento económico principalmente das atividades diretamente relacionadas com os setores do Comércio, Serviços e Turismo.
  • Terra investir: Reconhecendo a importância de apoio a projetos/ideias que potenciem e valorizem os recursos do concelho e geradores de emprego foram definidas duas medidas de intervenção, direcionadas em função das necessidades dos potenciais promotores, a saber: Terra Finicia e Terra Incubadora.
    • O Terra FINICIA é um programa gerido pelo IAPMEI, numa óptica de parcerias público-privadas, que visa promover o alargamento da base de acesso a capital e ao crédito, proporcionando às empresas de pequena dimensão recursos essenciais ao desenvolvimento das suas atividades, através de condições de financiamento preferenciais.
    • O Terra Incubadora tem o objetivo principal de incentivar a criação de micro empresas na área da organização e promoção turística do concelho de Ponte de Lima, através da Cedência de espaços.

Estas medidas são complementares e visam alavancar o potencial de crescimento dos projetos envolvidos. A estas medidas associa-se o apoio técnico por parte da equipa afecta ao Gabinete Terra.

  • Terra Reabilitar: Projeto que visa a promoção da reabilitação do centro urbano, a supressão de espaços desocupados, e a consequente eliminação dos factores de desertificação do Centro Histórico de Ponte de Lima. Concretamente consiste na concessão de apoio técnico a proprietários/senhorios e ou arrendatários, na reabilitação de imóveis em mau estado de conservação sitos no Centro Histórico de Ponte de Lima e áreas classificadas.
Contactos:

Telefone.: 258 900 401
Fax: 258 900 424
E-mail: terra@cm-pontedelima.pt