Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

Viver

Educação

  • Educaá∆o_1
  • Educaá∆o_2
No concelho de Ponte de Lima a Educação é uma das maiores apostas do Município. Uma aposta no desenvolvimento da população, particularmente das crianças e jovens do Concelho.

A rede escolar tem sido objeto de grande transformação nos últimos anos, indo ao encontro da Carta Educativa. A requalificação das infraestruturas – com a construção de 12 Centros Escolares, na sua maioria para a população do Pré-escolar ao 1.º ciclo -, oferece melhores condições para o desenvolvimento da escola a tempo inteiro, pois é complementada com atividades de prolongamento de horário no Pré-escolar e de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo.

O Município de Ponte de Lima tem investido no apoio às famílias mais carenciadas, com o apoio na alimentação, nos livros e no material escolar.

Na área dos transportes, destacamos o apoio financeiro no ensino básico e secundário, bem como na disponibilização dos autocarros do Município para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Para além do exposto, convém destacar todo o leque de estruturas educacionais que o Concelho reúne. Desde o Pré-escolar ao Ensino Superior, passando pelo Ensino Profissional, onde se destaca a Escola profissional de Ponte de Lima.

Ao nível do Ensino Superior, devemos dar aqui a devida ênfase à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com sede no Convento de Refoios, para a Extensão de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa, com sede na Casa dos da Garrida ao Arrabalde de S. João de Fora, e para a Universidade Aberta, através do CLA – Centro Local de Aprendizagem de Ponte de Lima, sito à Escola da Avenida em Ponte de Lima.

 
Mais informações em www.educacao.cm-pontedelima.pt