Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Albergue de Peregrinos

  • Albergue_1
  • Albergue_2
Desde a Idade Média, a partir do início do movimento de Peregrinos ao Túmulo do Apóstolo São Tiago, naquele que passou a designar-se Caminho Português de Peregrinação a Santiago, que Ponte de Lima se tornou ponto de passagem obrigatória de todos os que calcorreavam velhas e seculares vias que os conduziam à obtenção da indulgência, simbolizada pela “Compostela”.

Esse movimento, que esmoreceu durante uma ou outra época, está notoriamente em crescimento e são já muitas centenas os Peregrinos que, cada ano, passam por Ponte de Lima dirigindo-se a Santiago de Compostela pela muito célebre Serra da Labruja, marco simbólico do Caminho Português, sem esquecer que outros, por sua vez, peregrinam no sentido inverso em direção a Fátima.

Vindos do Sul, por Barcelos, naquele que é considerado a espinha dorsal do Caminho Português, ou por Braga, os Peregrinos a caminho de Santiago passam obrigatoriamente em Ponte de Lima, para cruzar a ponte romana e medieval, símbolo nacional do Caminho Português, que lhes permite – e permitiu durante séculos – a travessia, com segurança, do Lima.

Acrescem ainda fatores de índole cultural ligados ao Caminho Português, as relações e cooperações transfronteiriças e as políticas de fomento da mobilidade – vitais para o conhecimento mútuo das populações e da comunicação cultural.

Pelo exposto e tendo em conta que compete ao Município de Ponte de Lima proceder à divulgação do património cultural, histórico, religioso e paisagístico do concelho, bem como pela posição privilegiada que Ponte de Lima detém no contexto dos Caminhos de Peregrinação – a Santiago de Compostela e a Fátima –, é criado o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, a funcionar desde o dia 18 de julho de 2009.

 

Contactos:

Albergue de Peregrinos
Largo da Alegria, Arcozelo
4990-172 Ponte de Lima

Telemóvel: (+351) 925 403 164
Número de Apoio ao Peregrino:  (+351) 925 403 162
E-mail: alberguedeperegrinos@cm-pontedelima.pt

 

Horário:
  • A estadia no Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima só é permitida apenas por uma noite, salvo em caso de doença ou de outra causa de força maior;
  • A hora de abertura é às 17h00;
  • A hora de encerramento é às 22h00;
  • Os Peregrinos deverão abandonar as instalações até às 9h00 da manhã;
  • Para respeitar o merecido descanso, as luzes deverão ser apagadas até às 23h00.
Mais informações: