Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

Viver

Conversa Amiga

Conversa_Amiga_INATEL

Projeto

Linha de atendimento telefónico criada com o objetivo de prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade. Através do estabelecimento de relações de empatia com quem liga, pretende-se prevenir situações de risco, ouvindo e partilhando os problemas com alguém desconhecido que não julga, mas que procura, através do diálogo, devolver a confiança à pessoa que se encontra em dificuldade, com vista a restabelecer o seu equilíbrio emocional e, consequentemente, a capacidade de gerir os seus próprios problemas. São também objetivos do projeto promover a autonomia, a confiança e a capacidade para gerir conflitos, garantindo o direito à palavra, detetar novas e reais necessidades, criando iniciativas para melhorar o serviço prestado.

Caracteriza-se por princípios como a disponibilidade e o respeito pelas pessoas que efetuam as chamadas, ouvindo cada conversa com atenção, compreensão e aceitação das diferenças, mantendo o anonimato de quem telefona e de quem atende, mantendo sempre a confidencialidade e respeito pelas conversas reveladas.

O atendimento deste serviço é assegurado durante todo o ano, por um corpo de voluntários de idade igual ou superior a 18 anos, de diferentes estratos sociais, culturais, profissionais que, sem qualquer remuneração, se disponibilizam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional.

O atendimento é efetuado no horário compreendido entre as 15 e as 22 horas de todos os dias.

Destinatários

Todos os cidadãos.

Valores das chamadas

* O custo das chamadas p/min.:

2ª a 6ª feira, das 15h às 21h - €0,026

2ª a 6ª feira, a partir das 21h e Fins de semana e feriados - €0,008

Válido para chamadas efetuadas a partir da rede fixa.

Entidade Promotora

Fundação INATEL