'Ponte de Lima – Equestre 2024' | Abril a Outubro

11 Março 2024

No âmbito da estratégia do Destino Equestre Internacional, Ponte de Lima vai acolher de abril a outubro um conjunto de 14 eventos equestres. Trata-se do projeto Ponte de Lima Equestre, integrado no Circuito Equestre Regional Porto e Norte de Portugal.

Sob a chancela e o apoio da Federação Equestre Portuguesa os concursos são organizados pelo Município de Ponte de Lima, em colaboração com o Centro Equestre do Vale do Lima, e o calendário foi apresentado publicamente no passado dia 9 de março.

As provas decorrem na Expolima, espaço com características e condições únicas para a realização de eventos equestres. Ponte de Lima é cada vez mais um destino equestre de referência nacional e internacional. No corrente ano e no seguimento da dinâmica do Destino Equestre, o Município aposta nas competições para amadoras e iniciados, cujo objetivo passa por formar novos e mais cavaleiros, futuros campeões e equipas que sejam competitivas internacionalmente.

Neste contexto, o Presidente da Federação Equestre Portuguesa, Dr. Bruno Rente considerou que "Ponte de Lima, é hoje uma referência não só nacional, mas também internacional, ano após ano, com todos estes eventos que realiza, a qualidade dos eventos que faz e o envolvimento até da comunidade que tem e dos limianos é fantástico e tem um reconhecimento enorme. Para o nosso país é importantíssimo o que Ponte de Lima Equestre tem vindo a realizar pelas várias provas onde permite que os nossos cavaleiros, não só portugueses, mas falando dos portugueses têm aqui esta experiência competitiva."

Por sua vez, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa, destacou o objetivo deste novo projeto "O objetivo é continuarmos a apostar no setor do cavalo. Ponte de Lima tem vindo a consolidar um posicionamento estratégico, com uma marca muito forte, que é "Ponte de Lima Destino Equestre Internacional" que em 2024 irá promover a organização de 14 eventos equestres ao longo do ano, irão participar mais de 1800 cavalos nas várias atividades, com o investimento de 150 mil euros e com o retorno estimativo de 6 milhões de euros – o que é muito significativo para a nossa economia local, quer para a nossa restauração, para o alojamento, para os prestadores de serviços - e isso tem realmente um grande contributo para a nossa economia mas também para o posicionamento turístico de Ponte de Lima do ponto de vista regional, nacional e internacional."

Assim, o próximo evento equestre está marcado para o fim de semana de 13 e 14 de abril, com o Concurso de Dressage Regional, Concurso de Dressage Especial e Concurso de Saltos Regional, na Expolima.

apresentacao_ponte_de_lima_equestre_2024_1
apresentacao_ponte_de_lima_equestre_2024_2