I Congresso Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média | Comemorações do 4 de Março

08 Março 2024

O Município de Ponte de Lima acolheu entre os dias 4 e 5 de março o I Congresso Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média que pretendeu assinalar o início das celebrações dos nove séculos da atribuição do foral de D. Teresa, que antes mesmo do despontar da nacionalidade fez Vila o lugar de Ponte, em 4 de março de 1125.

O evento contou com a presença de vinte e cinco conceituados professores universitários e investigadores das Universidades do Porto, Coimbra, Minho e NOVA de Lisboa, que presentearam Ponte de Lima e todos os presentes com estudos de elevado valor que dão a conhecer novas luzes sobre diversas temáticas da história deste concelho, desde o período mais remoto até à Idade Média, bem como estimulam a reflexão e o debate em torno da preservação e valorização da nossa memória coletiva e do nosso património material e imaterial.

Seguir-se-á um segundo congresso, agendado para os dias 14, 15 e 16 de novembro, cuja temática incidirá sobre os períodos modernos e contemporâneo da história de Ponte de Lima.

Consulte toda a informação na página do facebook do Município de Ponte de Lima.

congresso_ponte_de_lima_do_neolitico_a_idade_media_1
congresso_ponte_de_lima_do_neolitico_a_idade_media_2