Projeto Integrado de Apoio à Vitivinicultura do Vale do Lima Celebração de Protocolo

Autarquia
31 Janeiro 2024

Foi assinado a 29 de janeiro, na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o protocolo relativo ao desenvolvimento do Projeto Integrado de Apoio à Vitivinicultura do Vale do Lima.

A cerimónia contou com a presença dos autarcas do Vale do Lima – Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Adega Cooperativa de Ponte de Lima e da Barcos Wines – Adega Cooperativa da Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

"A dinamização e a implementação deste projeto é estratégica para a transferência de conhecimento da academia para os produtores vitivinícolas, reduzindo custos de contexto e aumentando a resiliência e sustentabilidade dos mesmos no Vale do Lima", considerou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz.

Na apresentação deste projeto, o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, identificou como "um momento histórico" a celebração desta parceria, que tem como objetivo "trabalhar em conjunto com vista à elaboração de um Projeto Integrado de Apoio à Vitivinicultura do Vale do Lima que transfira conhecimento aos vitivinicultores, relativamente à identificação das zonas de aptidão vitivinícola, à gestão eficiente dos recursos hídricos, à proteção e manutenção da fertilidade do solo, à adoção de técnicas e métodos de viticultura de precisão e a valorização dos subprodutos da fileira vitivinícola numa ótica de economia circular".

A Presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões: destacou o "modelo multidisciplinar" do consórcio, alertando para a necessidade de "respeitar a tradição e o desenvolvimento do negócio do vinho verde num ambiente sustentável."

Por sua vez, a Presidente da direção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Celeste Patrocínio, disse que "É um passo importante para a coesão do Vale do Lima. Uma iniciativa de extrema relevância porque se traduz numa clara transferência de conhecimentos e tecnologias da academia para o setor."

A concluir esta sessão o Presidente da Câmara dos Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, referiu que "Estamos a assinar um documento que projeta a vontade da região com o intuito de valorizar o Vinho Verde."

Coordenado pela ESA, em articulação com vários parceiros que subscreveram o protocolo, este projeto inclui um conjunto de estratégias de promoção, gestão e partilha de conhecimentos científico e tecnológico, mas também de promoção e de valorização do território do Vale do Lima.