IX Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho – 27 a 29 de janeiro

20 Janeiro 2017
O ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho, atraindo ao longo de todo o ano milhares de visitantes.

É durante a estação do inverno que este prato mais se saboreia! Assim, de 27 a 29 de janeiro, Ponte de Lima promove pelo nono ano consecutivo o certame dedicado ao Porco e seus derivados.

A Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho enquadra-se nos Fins-de-semana Gastronómicos promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e visa promover o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, mostrando também algumas iguarias derivadas do Porco, com destaque para os enchidos e fumados. Neste evento, os visitantes poderão encontrar propostas irresistíveis dos vários restaurantes do concelho, assim como, expositores de produtos regionais e artesanato.

Promovido pelo Município de Ponte de Lima no âmbito do projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta", dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração, esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 15% de desconto, em Hotéis e Casas de Turismo aderentes, e a oferta do leite-creme por cada dose, nos restaurantes aderentes ao Ponte de Lima em Alta.

O certame vai contar com muita animação musical, provas de vinhos, workshops, showcooking, e muitas iguarias que poderão ser provadas por quem queira visitar a vila limiana neste fim-de-semana memorável. De salientar ainda, que irá estar patente no espaço da feira uma exposição temporária de várias figuras representativas de porco bísaro, intitulada por "Bísaro Pig Parade", que mostram imaginação de vários artistas.

A abertura oficial da feira será sexta-feira, dia 27, às 17 horas com animação musical do Grupo Sto. André de Vitorino dos Piães. Em seguida e para abrir o apetite para o jantar, teremos a boa disposição de Mandinho e a sua banda. Os Contraponto são um grupo de jovens cantores, da cidade de Viana do Castelo, e vão atuar na Expolima às 21h30.

O sábado abre com o III Encontro de Produtores de Porco Bísaro de Ponte de Lima, que trocarão ideias e experiências sobre a produção e comercialização dos seus animais. Ao meio dia, a Tocata do Rancho Folclórico de Anais vai espalhar música pela vila, numa arruada desde a Expolima, pela alameda de S. João até ao largo de Camões. Pelas 15 horas, vai acontecer um workshop infantil para mini-chefs que vão aprender e confecionar brownie de oreo e cupcakes mocho, com inscrição gratuita e obrigatória. À mesma hora, na rua, acontece nova arruada pela Tocata do Rancho Folclórico de Anais.

Com um Sarrabulho de Ponte de Lima, não pode faltar o bom vinho que nesta zona também é rei, e por este motivo, às 17 horas, irá acontecer uma prova de vinhos de casta Loureiro de Ponte de Lima. Em seguida vai atuar o Duo Lethes, e para iniciar a noite contamos com a presença do grupo ‘Sons do Minho' que animarão a feira até bem perto do fecho.

O domingo amanhece com o Grupo de Bombos de Poiares em arruada até ao Largo de Camões, seguindo-se o Cachadinha e Amigos com a sua habitual boa disposição. Depois do almoço, nova arruada pelo Grupo de Bombos de Poiares, e às 15h30 poderão deliciar-se e aprender com o showcooking da Chef Lígia Santos, que irá confecionar a carne rainha da feira "O porco e seus enchidos, batata doce e azedas". Às 17 horas, nova prova de vinhos com a casta de Loureiro de Ponte de Lima.

Este vai ser um fim-de-semana em cheio na vila limiana, onde não faltará animação e bom repasto, como vai sendo hábito para quem nos visita.

Consulte mais informações em: http://www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/ix-feira-do-porco-e-as-delicias-do-sarrabulho/