Câmara Municipal aprova a empreitada de 'Requalificação Urbana – Centro Cívico de S. Pedro D'Arcos'

Autarquia
16 Janeiro 2017

O Município de Ponte de Lima pretende continuar a estender a política de Requalificação Urbana às zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social que se encontrem desarticuladas com as necessidades atuais da população, devido ao seu mau estado de conservação ou à falta de funcionalidade.

Neste contexto, a autarquia aprovou a requalificação urbana do Centro Cívico de São Pedro d'Arcos.

Esta intervenção de valorização do espaço público que se pretende levar a efeito na freguesia de São Pedro d'Arcos, é   disse o Presidente da Junta, que revelou ainda "que esta obra vai ficar na história da freguesia como o maior investimento jamais feito nesta freguesia".

Com um prazo de execução de 180 dias, a zona de intervenção é ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, pelo que, a proposta incide na redefinição do espaço público com o objetivo de criar melhores condições de vivência e usufruto pela população e visitantes propondo-se um considerável aumento do espaço destinado às pessoas, totalmente acessível e livre de barreiras arquitetónicas.

Pretende-se favorecer a circulação pedonal e o usufruto do espaço público através do ordenamento dos lugares de estacionamento e a repavimentação total da área de intervenção com materiais distintos para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel propondo-se ainda a renovação parcial da plantação arbórea, a beneficiação da iluminação pública e do mobiliário urbano e ainda a recuperação do campo de jogos e a construção de um pequeno parque de lazer.

Com um valor de 443.294,37€ "este investimento visa requalificar um espaço nobre da freguesia, uma obra importante a favor da população, que há muito anseia por este intervenção, e que se enquadra nos objetivos a que nos propusemos", assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.