Qualidade das Águas das Zonas de Recreio e Lazer em Ponte de Lima é Excelente

12 Janeiro 2017
Os recentes dados sobre a qualidade da água nas zonas de recreio e lazer efetuados pelo Município de Ponte de Lima, referente aos meses de julho, agosto e setembro, revelam que a qualidade da água é excelente.

Dado tratar-se de zonas muito frequentadas e por forma a auxiliar na deteção de possíveis fontes de poluição, o Município de Ponte de Lima efetuou a monitorização da qualidade da água do Rio Lima nas zonas de recreio e lazer do Arnado e Açude (freguesia de Arcozelo) e de S. João (freguesia de Ponte de Lima).

As análises foram realizadas por um laboratório certificado e foram pesquisados parâmetros microbiológicos (Bactérias coliformes, Enterococos, E. coli e Salmonella) e parâmetros físico-químicos em todas as amostras recolhidas.

Em termos de classificação pontual da qualidade da água, todos os resultados foram conformes, não tendo sido ultrapassados os Valores Limite definidos na norma da decisão de 12/02/2010 da Comissão Técnica de Acompanhamento do Decreto-Lei 135/2009, de 3 de Junho com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei n.º 113/2012, de 23 de Maio.

Estes resultados confirmam a aposta do Município de Ponte de Lima numa política de sustentabilidade ambiental, como dever de uma crescente consciencialização da sociedade de que os recursos hídricos não são ilimitadas, sendo necessário protege-los e conservá-los, garantindo-se, ao mesmo tempo, o acesso a serviços básicos enquanto condição fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos.