Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Requalificação Urbana – Centro Cívico de Sandiães e Execução de Passeios na EN306

Autarquia
11 Janeiro 2017

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Requalificação Urbana do Centro Cívico de Sandiães, uma intervenção que se enquadra na política de Reabilitação Urbana em zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social que se encontrem degradadas e urbanisticamente mal definidas.

Trata-se de uma intervenção de valorização do espaço público daquela freguesia, que integra a Associação de Freguesias do Vale do Neiva, que inclui ainda a Execução de Passeios na EN306 - Km 38.450 a Km 39.200.

A zona de intervenção é ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, pelo que, a proposta incide na redefinição do espaço público com o objetivo de criar melhores condições de vivência e usufruto pela população e visitantes propondo-se a remodelação integral do escadório da igreja paroquial de modo a promover um considerável aumento do espaço destinado às pessoas, sempre que possível, acessível e livre de barreiras arquitetónicas.

Com um prazo de execução de 180 dias, esta empreitada de requalificação urbana pretende favorecer a circulação pedonal e o usufruto do espaço público através da repavimentação total da área de intervenção com materiais nobres, apostando fortemente no granito de Ponte de Lima, distintos entre algumas zonas de aplicação para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel, propondo-se ainda a renovação da plantação arbórea e a beneficiação da iluminação pública e do mobiliário urbano.

A obra de intervenção, cuja estimativa orçamental é de 336.000,00€ abrange também a execução de Passeios na EN 306, a necessitar de resolver alguns problemas urbanos de modo a satisfazer as necessidades dos seus habitantes e visitantes.

Esta via de circulação automóvel representa um acesso importante entre Ponte de Lima e o concelho vizinho e suporta diariamente uma carga de tráfego considerável. No entanto, devido à falta de passeios com dimensão adequada à passagem de peões, verificam-se algumas situações de perigo, principalmente originados pela necessidade dos peões circularem pelas bermas na zona onde se situam, por exemplo, a Sede da Junta de Freguesia e a Igreja local.

Com a presente proposta, pretende-se corrigir parte dessas irregularidades e diminuir os riscos diários promovendo alguma proteção e salvaguarda aos peões. No geral, a presente proposta respeita as condições específicas estabelecidas pela Infraestruturas de Portugal.