Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Voto de Pesar – Mário Alberto Nobre Lopes Soares

Autarquia
10 Janeiro 2017
O Município de Ponte de Lima torna público o presente Voto de Pesar pela morte do Dr. Mário Alberto Nobre Lopes Soares, uma das grandes referências, na qualidade de cidadão, da democracia portuguesa e que prestou altos cargos ao País, como...
O Município de Ponte de Lima torna público o presente Voto de Pesar pela morte do Dr. Mário Alberto Nobre Lopes Soares, uma das grandes referências, na qualidade de cidadão, da democracia portuguesa e que prestou altos cargos ao País, como Presidente da República, como Primeiro Ministro, como Ministro, como Deputado, como Deputado Europeu, de entre muitos outros que integram o seu vasto currículo político, profissional e pessoal.

Lutador incansável contra a ditadura, fundador do Partido Socialista, Mário Soares foi um Homem de convicções e nunca se escusou, até ao último momento da sua vida, às responsabilidades de político e de cidadão, devendo-lhe Portugal a construção do sistema em que hoje nos revemos, pautado pela liberdade, pelo respeito mútuo e pelo pluralismo de ideias.

Ligado a um dos nomes maiores de Ponte de Lima, o General Norton de Matos, por ter sido Secretário da Comissão Central da Candidatura daquele limiano à Presidência da República, em 1949, mais tarde, em 1958, fez também parte da Comissão da Candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República.

Pode hoje dizer-se que toda a sua vida foi pautada por uma dedicação incansável para fazer de Portugal um País moderno e europeu e a sua acção após a revolução foi marcada pela constante presença em todos os momentos decisivos para a construção da nossa ainda jovem democracia, não se poupando a esforços, dando cara e corpo à luta pelos direitos e liberdades dos portugueses.

De entre outras passagens, visitou Ponte de Lima, na qualidade de Chefe de Estado, em 1992, aquando das Presidências Abertas, a 20 de Setembro, Domingo de Feiras Novas, dia em que prestou homenagem a António Feijó e a Norton de Matos e presidiu ao Cortejo Etnográfico; a 23 do mesmo mês para venerar a memória do Cardeal Saraiva; e no dia seguinte para a sessão de encerramento de um seminário promovido pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Por proposta do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, na próxima Reunião do Executivo ficará devidamente exarado em acta o devido e respeitoso Voto de Pesar, honrando-se o exemplo de cidadania daquele que podemos considerar um dos grandes alicerces da liberdade em Portugal no século XX.

Voltar
 
- <