Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Requalificação da Zona Urbana de S. Gonçalo – Arcozelo

Autarquia
20 Dezembro 2016

O Executivo Municipal de Ponte de Lima apresentou na passada sexta-feira, a Empreitada de "Requalificação da Zona Urbana de S. Gonçalo" em Arcozelo. A intervenção, numa área de 1 hectare, inclui a execução de passeios na EN201, uma via que atravessa a freguesia e que se encontra atualmente desarticulada com a condição de porta de entrada da vila mais antiga de Portugal.

O projeto de Requalificação da Zona Urbana de S. Gonçalo abrange um conjunto de artérias locais em avançado estado de degradação passando a proposta pela remoção da generalidade dos atuais materiais de revestimento dos pavimentos e posterior repavimentação com aplicação de materiais novos com o objetivo de criar melhores condições de circulação pedonal e automóvel, de vivência e usufruto pela população e visitantes.

À semelhança de recentes intervenções, propõe-se a redefinição do espaço público através da pavimentação total da área de intervenção diferenciando os espaços de circulação pedonal e automóvel, a eliminação de barreiras arquitetónicas, a beneficiação da generalidade da infraestruturas de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública de acordo com os respetivos projetos de especialidades elétricas e a beneficiação da sinalética informativa e sinalização de trânsito.

A EN201 integra a rede viária principal do concelho e por tratar-se do principal acesso entre a A27 e o centro urbano, suporta diariamente uma carga de tráfego muito intensa. No entanto, devido ao estado desordenado em que se encontra, verificam-se inúmeros congestionamentos e situações de perigo, nomeadamente originados pela ocorrência de estacionamento perpendicular à via, entrada e saída direta para a estrada em diversos pontos e também pela livre circulação de peões pelas bermas.

Com a presente proposta, pretende-se ainda corrigir essas irregularidades e diminuir os riscos diários, ordenar os processos de circulação/paragem/estacionamento e, essencialmente, promover a proteção e salvaguarda dos peões.

Trata-se de uma "intervenção de valorização de um espaço público, onde atualmente se registam alguns problemas urbanos que necessitam ser resolvidos de modo a satisfazer as necessidades dos seus habitantes e visitantes", disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Liam, Eng.º Victor Mendes.

A obra com um custo de 400.049,25€, (com iva) tem um prazo de execução de cinco meses.