'Até que o amor me mate' apresentado na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

14 Dezembro 2016

Um olhar por detrás da figura de Camões poeta é o exercício proposto por Maria João Lopo de Carvalho na sua mais recente criação literária - "Até que o amor me mate: as mulheres de Camões" - apresentada na passada quarta-feira, 7 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Trata-se do terceiro romance histórico da autora, que retrata os amores e desamores do imortal escritor de "Os Lusíadas" - epopeia maior da literatura nacional - pela voz de sete figuras femininas - D. Violante, condessa de Linhares; D. Catarina de Ataíde; D. Francisca de Aragão; Dinamene, a moça macaense; Bárbara, a escrava; Ana de Sá, madrasta do poeta; e Inês de Sousa - com quem Luís Vaz de Camões se terá relacionado ao longo dos seus 55 anos de vida.

Um intenso trabalho de investigação, que se estendeu por cerca de quatro anos, e que levou a autora a esmiuçar toda a bibliografia existente acerca do poeta e a explorar os mesmos caminhos que Camões percorreu. Munida de uma pequena mala, onde acomodou "Os Lusíadas", Maria João Lopo de Carvalho aventurou-se numa viagem de dois meses - de 25 de outubro a 25 de dezembro de 2015 - à descoberta de locais como Mombaça, Ormuz, Goa, Damão, Taprobana (Sri Lanka), foz do rio Mekong - onde o poeta terá salvo a epopeia marítima - e Macau, destinos camonianos que lhe permitiram captar os rostos das pessoas, as paisagens, os monumentos, os cheiros e os sabores.

O resultado surge magistralmente vertido nas 518 páginas do novo romance de Maria João Lopo de Carvalho, que pretende servir de estímulo para que os mais novos voltem a Camões, o encarem de forma distinta - para lá do plano curricular - e sintam um enorme orgulho em pertencer ao país de origem daquele que é justa e unanimemente considerado a figura cimeira da língua e da literatura portuguesas.

O livro "Até que o amor me mate: as mulheres de Camões" encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.