Livro de Fernando Castro e Sousa apresentado no auditório da Biblioteca Municipal

14 Dezembro 2016

A última produção literária de Fernando Castro e Sousa - "Murmúrios do olhar" - foi apresentada no passado sábado, 3 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Perante casa cheia, Euclides Rios - jornalista, cronista e escritor incumbido de traçar uma análise da mais recente obra poética do autor - destacou os versos curtos e incisivos de Fernando Castro e Sousa, sublinhou a musicalidade e a harmonia do discurso, salientou a liberdade métrica transversal ao livro e realçou a sua capacidade em transferir para a escrita "o que os outros não veem" de uma forma "bela, original e incomum" - características que o fazem honrar "os pergaminhos da poesia limiana".

As principais linhas temáticas da obra foram também objeto de referência. Euclides Rios distinguiu a poesia de intervenção, relevou o regionalismo e o bucolismo próprios de um poeta da terra, mas não esqueceu do amor, erotismo e introspeção que atravessam as várias composições de "Murmúrios do olhar".

A sessão, intercalada com momentos musicais da responsabilidade da Academia de Música Fernandes Fão de Ponte de Lima e pontuada com a declamação de diversos poemas extraídos do livro - casos de "Tarde morna", "Levo-te daqui", "Desvio", "Terra minha" e "Realidades" -, contou ainda com as intervenções de José Carlos Loureiro, presidente da direção do Centro de Estudos Regionais (CER) - responsável pela edição da obra - e do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Sobre o escritor:
Residente em Viana do Castelo, Fernando Castro e Sousa é autor de três obras poéticas - "Enquanto respiro" (1985), "Memória da água" (1988, com 2.ª edição em 1990) e "A sedução do pólen" (2014, com 2.ª edição em 2015).

Fundador e diretor da revista "Edévia", da Escola Desportiva de Viana, organizou o Concurso de Quadras das Festas d'Agonia - de 1987 a 2010 - no jornal "A Aurora do Lima" e tem colaborado com diversos jornais e revistas da região, de que se destacam "O Anunciador das Feiras Novas" e os "Cadernos Vianenses", entre outros.

Aparece referenciado na "Antologia dos Poetas do Alto Minho" (1987), na obra "A poesia vianense no último quartel do séc. XX" (2005), nos tomos 29, 30 e 36 dos Cadernos Vianenses e na Biblioteca Virtual do alto Minho.