I Feira do Mel, Sidra e da Doçaria superou todas as expectativas

13 Dezembro 2016
A 1.ª Feira do Mel, Sidra e da Doçaria atraiu a atenção de milhares de pessoas este fim-de-semana a Ponte de Lima.

O mel, a sidra, a doçaria, os licores, as compotas, os frutos secos e o artesanato, entre outras ofertas típicas desta quadra, eram os ingredientes principais do evento. De salientar, a venda de mais de 2000 kg de mel durante a Feira.

Para além da promoção dos produtos tradicionais do concelho, produtores e expositores consideraram que a feira superou todas as expectativas, face ao significativo volume de vendas que se registou.

Na abertura oficial da Feira, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, assegurou que o objetivo principal é o de "promover os nossos produtos locais, neste caso, o mel e a sidra, projeto enquadrado no Terra Incubar e que que conta com o apoio do Município desde a sua fundação."

O último dia da Feira foi dedicado ao concelho de Xinzo de Limia, da Galiza - Espanha, como forma de assinalar a geminação existente há mais de 20 anos, entre os dois municípios. Reforçando este intercâmbio cultural, o Município de Xinzo de Limia fez-se representar com um stand institucional, bem como um conjunto de grupos culturais, que desfilaram pela Vila e atuaram no recinto da feira, mostrando a sua cultura e tradição.

Esta 1.ª Feira do Mel, Sidra e Doçaria, insere-se no projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta", que visa promover e valorizar os recursos endógenos, os produtos e serviços dos vários setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da região. Recorde-se que até abril realizam-se mais 8 eventos, de um conjunto de 13 no total, sob diversas temáticas, enquadrando-se na sua maioria nos temas da época em que se realizam.