Luís Oliveira Ramos encerra ciclo de conferências em homenagem a Cardeal Saraiva

13 Dezembro 2016

O conhecido historiador e docente universitário, Luís de Oliveira Ramos, apresenta no próximo dia 6 de janeiro de 2017, pelas 19h00, a palestra "Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo" - comunicação que encerra o ciclo de conferências de tributo a uma das personalidades cimeiras do Portugal oitocentista.

A sessão, que decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, evocará o extraordinário percurso de vida de Cardeal Saraiva numa espécie de remate informativo e homenageante da série de palestras que integra o programa comemorativo dos 250 anos de nascimento do monge beneditino (1766-2016) lançado e dinamizado pelo Município de Ponte de Lima ao longo do ano.

As sete conferências de tributo a Frei Francisco de São Luís serão entretanto compiladas e disponibilizadas numa nova publicação de referência para a cultura local da responsabilidade do Município de Ponte de Lima.

Sobre o conferencista:
Natural da freguesia de S. Victor, Braga, Luís António de Oliveira Ramos nasce a 27 de maio de 1939. Licencia-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1961, onde inicia a sua carreira docente. Em 1972 faz o Doutoramento em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na especialidade de História Moderna e Contemporânea. Leciona várias cadeiras e dirige seminários no âmbito da História Moderna e Contemporânea de Portugal, da História do Brasil e da Expansão Portuguesa.

Entre 1982 e 1985 exerce o cargo de Reitor da Universidade do Porto, assumindo a Presidência de Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas de 1993 a 1995. A partir de fevereiro de 1999 ocupa o lugar de Presidente do Conselho Científico da Comissão Nacional dos Descobrimentos, de que é vogal desde 1986.

Ao longo da carreira granjeia inúmeras distinções e honrarias. A Universidade de Bordéus atribui-lhe o título de "doutor honoris causa", é condecorado com a Ordem das Palmas Académias da República Francesa e recebe a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Grã-Cruz da Instrução Pública e a Medalha de Ouro da Cidade de Braga.

Autor de vários livros, participa como colaborador em algumas obras e redige inúmeros artigos e ensaios. De entre as publicações da sua autoria ou com a sua participação, destacamos "Da Ilustração ao Liberalismo" (1979); "O Porto na génese do Liberalismo" (1979); "Le Portugal et la Révolution Française" (1989); "História do Porto" - introdução, conclusão e direção" (1994); e "História da Universidade em Portugal", I, tom. 2, cap. I (1997).

Luís de Oliveira Ramos aposenta-se em 2002, mas continua dedicado à investigação histórica e ao desempenho de cargos de relevância cívica e cultural.