Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra Protocolos de Cooperação com Centros Sociais / IPSS´s

Ação Social
09 Dezembro 2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião de 21 de novembro a atribuição dos subsídios Anuais aos Centros Sociais / IPSS´s - Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, no âmbito das suas competências em apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, atividades de natureza social.

Através da celebração de protocolos com os Centros Sociais / IPSS´s, a autarquia auxilia os agentes locais com intervenção social no apoio necessário, tendo aprovado uma verba total no valor de 86.100,00€, destinada a comparticipar 16 Centros Sociais / IPSS´s.

De referir que estes protocolos visam estabelecer as regras e critérios referentes à concessão de apoios financeiros por parte do Município às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o objetivo de qualificar as respostas por elas prestadas, assim como diversificar, rentabilizar e aumentar a cobertura dos equipamentos sociais do Município.

Promover conceitos de participação, de gestão transparente e de sustentabilidade funcional das organizações, no âmbito do apoio ao desenvolvimento e consolidação da rede de equipamentos sociais e da promoção da diversificação e qualificação dos serviços de natureza social, são outras das ações contempladas neste protocolo.

A "Ação Social é determinante e uma prioridade da nossa intervenção", assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos, na passada quarta-feira, 7 de dezembro. O autarca "enalteceu o trabalho das instituições, garantindo que o Município está disponível para apoiar os projetos de cariz social, como forma de contribuir para a melhoria das condições de vida dos grupos mais vulneráveis."

A celebração destes protocolos de cooperação contemplou os Centros Sociais de Gandra; Arcozelo; Beiral; Santa Maria dos Anjos; Fontão; Calheiros; Rebordões Santa Maria; Santa Cruz do Lima; Correlhã; Facha; Centro Paroquial e Social de Fornelos; Casa do povo de Vitorino dos Piães; Lar Casa Magalhães; Casa de Caridade; Centro Comunitário de Refoios e ALTI Cepões - Associação de Lazer e Terceira de Idade.