I Feira do Mel, Sidra e Doçaria | Ponte de Lima - 10 e 11 de dezembro

02 Dezembro 2016

O Município de Ponte de Lima mantém a aposta no projeto 'Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta', de forma a promover e a valorizar os seus recursos endógenos, os produtos e serviços dos vários setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da região. Até abril realizam-se 13 eventos, sob diversas temáticas, enquadrando-se na sua maioria nos temas da época em que se realizam.

No fim-de-semana de 10 a 11 de dezembro, o Município de Ponte de Lima promove a I Feira do Mel, Sidra e da Doçaria, a qual pretende juntar a doçaria tradicional, o mel, sidra, licores, compotas e outros sabores tradicionais, para além de muita diversão.

Do programa destacamos no dia 10 (sábado) a abertura da feira ao público às 10h da manhã, sendo que, a abertura oficial pelo executivo municipal acontece uma hora depois (11h). Marcará presença, com a animação habitual, o Grupo de Cantares de Santa Comba.

A parte da tarde será marcada por animação musical pelas ruas do centro histórico (Largo de Camões, Alameda de S. João, Expolima), com a Rusga de Beiral do Lima. Pelas 15 horas acontecerá o workshop "O mel na cosmética", realizado pela Profª. Fernanda Garrido da EPAPL, seguida duma prova de mel comentada pelo Eng. José Pires, da ESA-IPVC e APIMIL.

E para abrir o apetite dos mais gulosos, às 16h30 teremos um Showcooking "Bombons de Chocolate" produzido pelo Chef Aniceto Rocha, seguindo-se do lançamento e prova do Espumante de Sidra fabricado pela Corrupia. Haverá ainda, às 17h45, uma degustação do Bolo Rei de Chocolate e do Folar Limiano pelo Chef Vitor Lima, da pastelaria Arte do Lima, que participou no programa de televisão The Best Bakery - A melhor pastelaria de Portugal, da SIC. A tarde será encerrada pela atuação da Tuna Masculina da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

A noite ficará marcada pelo humor e boa disposição dos conhecidos comediantes "Quim Roscas & Zeca Estacionâncio" às 22 horas.

O domingo será reservado às comemorações do Dia de Xinzo de Limia em Ponte de Lima, localidade com fortes laços com a vila limiana. A parte da manhã será preenchida pelo Desfile dos Grupos de Animação de Xinzo de Limia, pela Arruada da "Banda de Gaitas do Concello de Xinzo de Limia", e às 12h30 com a animação "Pantallas do Entroido de Xinzo de Limia", todas atuarão pelas ruas do centro histórico (Largo de Camões, Alameda de S. João, Expolima).
Da parte da tarde de domingo, também não faltará animação musical por parte do povo de Xinzo de Limia. Iniciando-se às 14h30 com a animação "Festa do Esquecemento", que recorda a lenda da passagem dos exércitos romanos no Rio Lethes, que vai percorrer as ruas da nossa vila. Na Expolima, às 15 horas, atuará o "Orfeón de Música Popular Galega AIMIL FOKL", seguindo-se de mais uma arruada, agora pelo "Grupo de Música Tradicional Galega do Centro Socio comunitario de Xinzo de Limia". A tarde encerra a animação musical pela "Agrupación Musical da Limia".

O projeto ‘Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta' possui condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins-de-semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite-creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana.

Consulte toda a informação em: http://www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/i-feira-do-mel-sidra-e-da-docaria/