Chefe do Estado Maior do Exército visita Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima

02 Dezembro 2016

O Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, instalado no Paço do Marquês, foi brindado com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Frederico Rovisco Duarte, que percorreu demoradamente todas as salas do recente núcleo museológico.

Recorde-se que este Centro de Interpretação surgiu na sequência de um protocolo de colaboração firmado a 25 de maio de 2011 entre o Município de Ponte de Lima e o Exército Português, representado pela Direção de História e Cultura Militar. Já mais recentemente o mencionado Protocolo recebeu uma adenda na qual ficou consignada a cedência temporária, por parte do Exército, de bens museológicos, para serem incorporados no circuito expositivo do Centro de Interpretação.

A exposição permanente ficou assim enriquecida com um conjunto de armas de fogo, armas brancas e armas de haste longa provenientes do Museu Militar de Lisboa, objetos originais que se juntaram às réplicas adquiridas pelo Centro.

O general Frederico Rovisco Duarte, que foi naturalmente acompanhado pelos representantes municipais nesta sua visita, ficou agradavelmente impressionado com o espaço, o qual, segundo deixou registado, superou claramente as suas expectativas. Em palavras trocadas com o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, após a assinatura do Livro de Honra, ficou expresso o interesse de ambas as instituições em dar continuidade ao Protocolo.