Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

As três Irmãs (Making of) - O Teatrão | 3 de dezembro - 21h30 - Teatro Diogo Bernardes

Cultura
02 Dezembro 2016
No próximo sábado, dia 3, às 21h30, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o espectáculo de teatro As Três Irmãs (Making of), a partir de “Três Irmãs” de Tchekhov, com encenação de Marco Antonio Rodrigues, pela Companhia O Teatrão

No próximo sábado, dia 3, às 21h30, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o espectáculo de teatro As Três Irmãs (Making of), a partir de “Três Irmãs” de Tchekhov, com encenação de Marco Antonio Rodrigues, pela Companhia O Teatrão de Coimbra que recentemente apresentou com assinalável êxito, também no Teatro Diogo Bernardes, o espectáculo Dom Quixote (de Coimbra).

Tchekhov (e a casa Russa)
Império Russo, a meio do século XIX: Czar Alexandre II inicia a industrialização e urbanização do território, abolindo as relações de servidão entre camponeses e proprietários de terras. A miséria das classes baixas manteve-se, expressa noutros modelos de servidão, e aliou-se ao crescente descontentamento popular das novas classes operárias. Surgem os primeiros ensaios de manifestação e greve, apoiados no pensamento marxista e nas novas ideias socialistas. Ainda antes do Domingo Sangrento de 1905, antes de se acender o rastilho da I Guerra Mundial, antes da Revolução de Fevereiro de 1917 e da morte do último Czar, Anton Tchekhov escreve sobre a mudança. As “Três Irmãs” de uma casa de pequena-burguesia atravessada por mudanças que não prevê nem pode travar, num cenário de profunda mudança social. Para quê?
Ainda não se sabia.

Tchekhov, agora.
A adaptação do original de Três Irmãs acontece no que nos é próximo e no que se pode antever de futuro. A mudança social que Tchekhov adivinhava continua a sentir-se e a fazer sentido hoje, aqui. Em Portugal do século XXI, na União Europeia, nas crises que se sucedem e nas oscilações dos mercados, das bolsas, das bancas, dos juros, das taxas – e das pessoas. Por isso, estas Três Irmãs tiveram cortes no salário (na verdade apenas uma delas trabalha), vivem ilusões, vícios e o desespero da perda e do desalojamento. Agora que se fecharam numa sala as condições mudam um pouco, mas a luta é semelhante.


Elenco: Inês Mourão, Isabel Craveiro, João Santos, Margarida Sousa, Rui Raposo
Elenco de apoio: Miguel Rocha e João Amorim
Cenário e Figurinos: Filipa Malva
Desenho de Luz: Alexandre Mestre
Corpo e Movimento: Joana Mattei
Banda Sonora: Rui Raposo
Grafismo: Joana Corker

Maiores de 12 anos

Os bilhetes encontram-se à venda no Teatro Diogo Bernardes (2,00€) e todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <