Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima | Visita do Chefe do Estado-Maior do Exército – General Rovisco Duarte | 30 de novembro – 16h00

Cultura
29 Novembro 2016
O Chefe do Estado-Maior do Exercito Português, General Rovisco Duarte, visita amanhã, 30 de novembro, às 16h00, o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima - CIHMPL.
O Chefe do Estado-Maior do Exercito Português, General Rovisco Duarte, visita amanhã, 30 de novembro, às 16h00, o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima - CIHMPL.

Recentemente inaugurado este novo equipamento, instalado no Paço do Marquês, enquadra-se numa estratégia de promoção de uma rede de equipamentos de vocação cultural e turística, de promoção dos recursos endógenos, do património histórico e religioso local.

Recorde-se, que este novo espaço de cultura, resultou de um protocolo entre o Município de Ponte de Lima e o Exército Português, com o objetivo de criar um museu vivo, interativo, abordando a história militar no contexto da região e do país, mas com uma incidência especial sobre Ponte de Lima e o território circundante. Ao abrigo desta parceria, o Exército Português cedeu do seu vasto espólio diversas peças (armas de fogo, armas brancas e outras) que integram a exposição permanente do CIHMPL.

Desta forma, a preocupação central deste Centro de Interpretação é o conhecimento da história local, dos seus lugares, suas gentes e protagonistas, procurando perpetuar memórias de factos históricos relevantes e consciencializar as populações de hoje para a importância desses episódios, bem como a necessidade de se envolverem efetivamente num projeto que é de todos os ponte-limenses e que engloba todo o território do concelho.

O programa expositivo, reflexo de um discurso museológico simultaneamente rigoroso e atraente, com recurso também às novas tecnologias, incorpora um vasto conjunto de materiais, desde réplicas, maquetes 3D, documentos gráficos, reproduções fotográficas, bem como algumas peças originais cedidas pelo Exército Português e por particulares, procurando também dar conta da evolução da indumentária militar e dos uniformes, bem como de diversas tipologias de armas.

O Centro de Interpretação da História Militar dispõe de várias salas, cada uma referente a uma época específica: da época antiga à época moderna, sempre numa perspetiva histórica evolutiva, exibindo os pergaminhos militares de Ponte de Lima.

Voltar
 
- <