VI Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima | 11 a 13 de novembro – Expolima

09 Novembro 2016

O Município de Ponte de Lima vai realizar mais uma edição da Feira do Ambiente e Energia, de 11 a 13 de novembro, na Expolima. A aposta passa pela apresentação de novos produtos e serviços ligados ao sector energético e ambiental, bem como projetos pedagógicos da autoria das escolas do concelho, desde projetos de robótica e eletrónica, projetos interativos, impressão 3D - demonstração e aplicações práticas, promovidos pela Escola Secundária de Ponte de Lima, Escola Básica Integrada de Freixo, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Em parceria com entidades nacionais e locais ligadas ao sector energético e ambiental, realizar-se-ão diversos ateliês com demonstrações de equipamentos e serviços "amigos do ambiente", nomeadamente uma campanha solidária, dinamizada pelo Serviço da Área Protegida, que inclui entre outras campanhas, a recolha de tampinhas.

Anualmente, a Feira do Ambiente e Energia tem promovido e apoiado diversas causas, através das campanhas que promove, sob o lema "associe-se a esta causa: traga as suas embalagens limpas e espalmadas e separe as tampinhas". No programa integra-se ainda a entrega de um Cheque Prenda à "AAPEL - Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana" (resultante da recolha de embalagens e tampinhas).

O Energy Game II, coordenado pela Área Alto Minho é um jogo de computador inovador que pretende sensibilizar os alunos para a temática da eficiência energética, de modo a consciencializá-los para a poupança de energia elétrica de uma forma dinâmica. É uma ferramenta de sensibilização ambiental, provocando sempre grande interesse e entusiasmo por parte da comunidade escolar.

Ao nível empresarial a Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima conta com a participação de empresas / instituições que apostam em opções energeticamente mais eficientes, nomeadamente na construção civil, iluminação, climatização, produção de energia renovável e gestão de energia.

A animação cultural e musical do evento apresenta vários momentos, com destaque para a visita do Pinchas à Feira (a mascote da Área Protegida), de Teatro Infantil "Um olhar sobre os óleos Alimentares" - a cargo do Centro Educativo das Lagoas; A Banda do Galo e o espetáculo Teatro + Concerto - "O Planeta Limpo de Filipe Pinto" que consiste num espetáculo que visa sensibilizar as crianças e jovens para a ecologia.

Com a presença do autor e músico Filipe Pinto, vencedor do programa "Ídolos" a apresentação desta ferramenta multimédia "O Planeta Limpo de Filipe Pinto", está agendada para a tarde de sábado, 12 de novembro, às 16 horas, estando programado o concerto do músico "E Tudo Gira" para as 21h30 no recinto da Feira.
A VI Feira do Ambiente e Energia abre sexta-feira, 11 de novembro, às 15 horas.

Consulte o programa em: http://www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/vi-feira-do-ambiente-e-energia/