Palestra 'De Ribeira a Darque: os fornos de cal artesanais no vale do Lima'

Sociedade
07 Novembro 2016
O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) de Ponte de Lima realiza, com o apoio do Município de Ponte de Lima (MPL) e a Junta de Freguesia da Ribeira (Ponte de Lima,) a palestra subordinada ao tema...

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) de Ponte de Lima realiza, com o apoio do Município de Ponte de Lima (MPL) e a Junta de Freguesia da Ribeira (Ponte de Lima), a palestra subordinada ao tema "De Ribeira a Darque: os fornos de cal artesanais no vale do Lima", no dia 19 de novembro de 2016, pelas 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Esta palestra tem por base o trabalho realizado pelo investigador Fernando Ricardo Silva, na área geográfica compreendida entre os rios Minho e Cávado, relativamente aos fornos de cal artesanais das épocas Moderna e Contemporânea no vale do Lima. Fernando Ricardo Silva é licenciado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Aberta e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e tem atuado nas áreas da história local e Arqueologia. Participou em diversos projetos de investigação, congressos e seminários na área da Arqueologia. Nos últimos anos tem centrado a sua investigação na área da Arqueologia Histórica, dedicando-se ao estudo dos fornos de cal artesanais em Portugal.

No mesmo dia, às 14:30, haverá também a possibilidade de uma visita ao forno de cal da Ribeira, objeto de estudo deste trabalho de investigação.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia, através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1l85U20ZWDyVujLTFBdFmK8kjoQOtQEjetgnv37SBUlE/edit

Para informações contacte:
CLA da UAb de Ponte de Lima