Construção e Ampliação da ETAR de Freixo | Alargamento da Atual Rede de Esgotos

Autarquia
04 Novembro 2016
"Para nós é muito gratificante consignar esta obra, trata-se de mais um forte contributo para a melhoria da qualidade de vida das populações", sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, após a Assinatura do Auto de Consignação da Construção / Ampliação da ETAR de Freixo, que ontem se realizou na sede da junta de freguesia.

O custo da obra é de 833.038,00€, e visa proceder à ampliação da ETAR existente, com mais de 20 anos, encontrando-se atualmente em condições menos eficientes. Considerando que esta obra é aguardada há muito por toda a população, o Presidente da Junta de Ardegão, Freixo e Mato Hilário Sotero Dantas, "não escondeu a sua satisfação, por ver mais uma promessa cumprida".

A ETAR de Freixo vem colmatar problemas de eficiência da infraestrutura existente, que por ser antiga não dava resposta ao aumento de caudal a tratar provocado pelo elevado número de ligações ao sistema ao longo dos anos por força da expansão de redes públicas de recolha de saneamento.

A futura ETAR terá a capacidade para servir no total 3500 habitantes equivalentes para os quais contam a Escola Eb 2,3; Piscina Municipal; Lar de Idosos (Casa de Magalhães) Casa do Povo; GNR; Bombeiros Voluntários, entre outras infraestruturas de apoio. Esta obra, adiantou o autarca, "vem dar cumprimentos ao que é fundamental, e terá a capacidade para no futuro permitir o alargamento da Atual Rede do Saneamento do concelho."

O esquema de tratamento da futura ETAR de Freixo tem por base um sistema de tratamento biológico por lamas ativadas de biomassa fixa em leito móvel, operado em regime de arejamento prolongado, concretizado em dois reatores biológicos em série, designados por MBBR ("Moving-bed biofilm reator").

Estas empreitadas levadas a cabo pelo Município, revestem-se num investimento significativo no alargamento da rede de saneamento no concelho, no sentido de dotar o território de infraestruturas e serviços ambientais de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade.

Construção e Ampliação da ETAR de Freixo | Alargamento da Atual Rede de Esgotos