Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta exposição sobre Nobel da Literatura

27 Outubro 2016
No mês que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Nobel, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) inaugura, a 2 de novembro, uma exposição biobibliográfica dedicada ao maior galardão internacional das Letras.

A mostra coletiva, patente ao público na varanda interior da BMPL, destacará naturalmente José Saramago (1998) - primeiro escritor de Língua Portuguesa a receber a distinção literária -, mas biografará também a norte-americana Pearl Buck (1938) - quarta mulher a arrecadar o Nobel da Literatura - o imortal Ernest Hemingway (1954) - autor do romance bélico Por quem os sinos dobram -, o intrépido Alexandre Soljenitsin (1970) - escritor russo que ousou denunciar o horror dos campos de concentração soviéticos - a ativista sul-africana Nadine Gordimer (1991) - que narrou ao mundo as atrocidades do regime segregacionista do Apartheid - e, finalmente, Bob Dylan - o controverso premiado de 2016 que se dedica a um campo de atividade exterior ao literário, condição que constitui para muitos um fator de exclusão.

A exposição, que congrega um total de 14 painéis, teve como base de sustentação um conjunto de laureados cujo legado ultrapassa a notoriedade literária e atravessa a esfera social, cívica, ideológica e filantrópica.

Além das telas biográficas, os visitantes poderão apreciar uma seleção de obras do Nobel e recolher um folheto informativo que congrega a vida e obra dos escritores homenageados.

Visite a exposição de 2 de novembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017. Esperamos por si.