Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente preside à inauguração do Parque da Vila – Parque Urbano de Ponte de Lima

Autarquia
25 Outubro 2016
O Executivo Municipal de Ponte de Lima cumpriu mais um dos objetivos delineados para este mandato, inaugurando o Parque da Vila, parque há muito ambicionado e que pauta por ser um espaço de qualidade.

A abertura oficial do Parque da Vila - Parque Urbano de Ponte de Lima, contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que reconheceu "Ponte de Lima como um exemplo a seguir, seguindo uma estratégia equilibrada, que privilegia a qualidade de vida, mantendo- se igual a si mesma", sustentou o governante.

Tendo como principal orientação potenciar as condições naturais daquele espaço com cerca de 5,5 hectares, o Parque da Vila localiza-se na freguesia de Arca e Ponte de Lima, perto de uma zona residencial, próximo de diversos equipamentos e do Centro Histórico da Vila, sendo um espaço que em muito vem contribuir para a qualidade de vida da população.

A requalificação deste espaço resultou num investimento do Município de Ponte de Lima de cerca de 650.000€, permitiu recuperar, reordenar a flora autóctone e criar novos espaços, desenvolvendo ainda a ligação funcional com a natureza e a requalificação de uma zona até agora recôndita de Ponte de Lima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, salientou a importância deste novo equipamento e do investimento que o Município fez, lembrando que as obras se concretizam "graças à disponibilidade financeira do Município". O autarca mencionou um conjunto de obras que estão a decorrer, representando um investimento de 12 milhões de euros.

"É uma mais-valia e o um projeto de cidadania", disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, identificando-o como um projeto de inclusão, "o Município está recetivo aos desafios lançados por várias instituições que se mostraram em interessadas em promover diversas atividades neste novo equipamento."

O Parque da Vila possui vários percursos, trilhos, um parque infantil, miradouro e uma pequena pista fechada em saibro com pump track.