Construção e Conservação de passeios e outros espaços públicos | Requalificação do Largo do Terreiro – Gandra | Assinatura do Auto de Consignação, 6 de outubro – 11h30

Autarquia
06 Outubro 2016

O Município de Ponte de Lima pretende continuar a estender a política de Requalificação Urbana às zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social que se encontrem desarticuladas com as necessidades atuais da população devido ao seu mau estado de conservação ou à falta de funcionalidade.

Neste contexto, a autarquia aprovou a requalificação do Largo do Terreiro, em S. Martinho da Gandra.

O Largo do Terreiro, zona central da freguesia, é um espaço, no qual estão concentrados os comércios locais e os prestadores de serviços, onde se reúne a população e é ainda o palco de grande parte dos eventos, quer religiosos, quer culturais da freguesia.

Assim, a intervenção a efetuar consiste na repavimentação e ordenamento viário, no sentido de ordenar a circulação e estacionamento automóvel, criando melhores condições de vivência e usufruto pela população e visitantes.

A proposta de intervenção inclui ainda a execução de passeios na EN206 uma via de circulação automóvel que representa um acesso importante para o centro da freguesia de Gandra e o centro da vila de Ponte de Lima, pelo que, suporta diariamente uma carga de tráfego muito intensa. Pretende-se assim corrigir essas irregularidades e diminuir os riscos diários, propondo a definição de uma faixa de circulação automóvel.

No geral, a presente proposta respeita as condições específicas estabelecidas pela Delegação Regional de Viana do Castelo da Infraestruturas de Portugal, S.A.